Chegados à quinta jornada da Liga das Nações, ainda não existem seleções apuradas para a 'final four'. Mas já não falta muito para conhecer os quatro primeiros classificados de cada grupo da Liga A, onde Portugal está inserido.
França, Bélgica, Portugal e Espanha são as favoritas para se classificarem antecipadamente, enquanto a vice-campeã mundial Croácia e a Alemanha encontram-se em situações delicadas e podem ser despromovidas.
Liga A
Grupo 1
A França, vencedora do Mundial 2018, só precisa de um empate frente à Holanda, na sexta-feira, para garantir o apuramento para a 'final four'. A equipa gaulesa lidera com sete pontos, seguida da Holanda (4) e Alemanha (1). No entanto, a 'laranja mecânica' ainda tem hipóteses de se qualificar, caso vença os desafios contra França (sexta-feira) e Alemanha (segunda-feira, dia 19). Isto porque ainda tem mais um jogo por disputar que os franceses.
Já a equipa germânica, última classificada, está fora da fase final e corre o risco de ser relegada à Liga B caso não vença a Holanda, ou se esta bater a França três dias antes.
Grupo 2
Bélgica e Suíça discutem o apuramento no grupo 2, com seis pontos cada. Com dois jogos ainda por disputar, a seleção belga enfrenta a já despromovida Islândia esta quinta-feira, em casa, e se vencer dispara na liderança. No domingo tem encontro marcado com a Suíça para decidir o primeiro lugar. Em caso de derrota ou empate com a Islândia, basta aos helvéticos vencerem para se apurar. Se os 'diabos vermelhos' baterem os islandeses, a Suíça terá de ganhar com pelo menos dois golos de diferença.
Grupo 3
Portugal defronta a Itália no sábado (19h45), em posição privilegiada para seguir em frente, bastando-lhe um empate para vencer o grupo e se qualificar para a ‘final four’. A equipa lusa lidera o grupo 3 da Liga A, com seis pontos - duas vitórias em outros tantos jogos -, seguida de Itália (quatro) e Polónia (um), já despromovida, sendo que Portugal tem menos um jogo disputado do que os dois adversários. Significa, portanto, que uma igualdade com os transalpinos será suficiente para seguir em frente na prova da UEFA.
Consulte as classificações da Liga das Nações aqui
*Artigo originalmente publicado no dia 14/11/2018
Comentários