O FC Porto somou um merecido triunfo ao cair do pano sobre o Arsenal na noite de quarta-feira, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e depois do encontro as reações da imprensa um pouco por toda a Europa foram de muitos elogios aos dragões e também bastantes críticas aos londrinos.

Em Inglaterra, houve muitos elogios a Pepe, pela grande exibição protagonizada aos 40 anos num encontro de tanta importância. O 'The Guardian' frisa que o veterano central internacional português continua no topo, sublinhando a experiência deste em contraste com a inexeperiência do Arsenal. "A experiência do jogador de 40 anos a este nível era óbvia – assim como o era a timidez do Arsenal perante a deterinação do FC Porto", pode ler-se.

Também o 'Daily Mail' fez questão de notar que o arsenal pagou caro a falta de experiência de Liga dos Campeões em comparação com o FC Porto, escrevendo que tal fator limitou os gunners na partida da cidade Invicta, havendo espaço para mais elogios a Pepe e ao seu "grande sentido posicional, quase aos 41 anos".

Já o 'The Sun' fala de um "pesadelo" para a formação inglesa, salientando que os gunners não efeturam qualquer remate na direção da baliza ao longo dos 90 minutos, com o Mirror a ir mais além e a falar mesmo de uma "noite sombria" do Arsenal no Dragão.

O site da Eurosport remata que o Arsenal "quase não criou nada digno de nota, com a tática do Porto de parar de pronto quaquer a render render dividendo ao evitar que os visitantes injetassem ritmo na preparação.

Também em Espanha houve ecos do triunfo do FC Porto sobre o Arsenal. O jornal 'Marca' escreve que "Galeno tombou o Arsenal com um golaço nos descontos", catalogando o remate do jogador brasileiro como "chuto impossível para ser travado por de David Raya". A 'Marca' faz igualmente referência à prestação de Pepe, e ao facto de este se ter tornado no jogador de futebol mais velho de sempre a disputar uma partida dos oitavos de final da Liga dos Campeões, referindo que o central vive "uma segunda juventude no Porto".

Já o 'AS' subliha que o Arsenal "pecou pela falta de experiência na visita ao Estádio do Dragão" e afirma que o FC Porto fez a equipa londrina "descer das nuvens", realçando ainda a "intensidade" dos azuis e brancos, que "trouxeram à tona a versão mais nervosa dos Gunners".

No Brasil, o destaque vai, claro está, para o facto de o golo que valeu o triunfo do FC Porto ter sido assinado por um jogador brasileiro, com o 'Globoesporte' e a 'Gazeta Esportiva' a assinalarem o "golaço" de Galeno e a frisarem que os dragões "sonham com os quartos de final".