Esta quarta-feira arranca para o Sporting o segundo ano consecutivo a ouvir o hino da competição que todos querem jogar: a Liga dos Campeões. Trata-se da 10ª presença dos Leões em competição e um importante teste de maturidade à equipa de Rúben Amorim.

A estreia na edição 2022/23 dá-se com a deslocação ao terreno do Eintracht Frankfurt, poderoso clube alemão detentor da Liga Europa e finalista derrotado da mais recente edição da Supertaça Europeia. O encontro está marcado para as 17h45 (horas de Portugal Continental) e vai obrigar o Sporting a mostrar-se ao melhor nível em mais uma amostra europeia.

Mas porquê contrariar o ditado? A resposta é simples. Em primeiro lugar, cabe aos verdes e brancos lutar contra uma assombração que já dura há anos: "11 contra 11 e no final ganham os alemães" . Não só em competições de seleções como em provas de clubes, o histórico é bastante desfavorável aos portugueses - mas com alguns casos de superação, refira-se.

Em segundo lugar, o Sporting procura contrariar o mau arranque da temporada passada na Liga dos Campeões que comprovou uma clara inexperiência da equipa (1-5 em Alvalade diante o Ajax).

Espera-se que este ano a equipa mostre outro grau de maturidade, pese embora alguma instabilidade no campeonato. O grupo em disputa é o D, onde também se encontra o Tottenham e Marselha. Tendo em conta o equilíbrio entre as equipas, torna-se ainda mais importante para a turma de Alvalade entrar com o pé direito neste jogo.

Do outro lado, é importante salientar que estamos diante um estreante, uma vez que é a primeira vez que o Eintracht Frankfurt marca presença na Liga dos Campeões. Um motivo que até pode ajudar a servir de motivação para os alemães.

Rúben Amorim teve boas notícias na viagem para solo alemão. Paulinho está apto e pode finalmente ajudar a colmatar a ausência do número 9. Daniel Bragança e Jovane Cabral mantém-se ausentes.

Do lado do Eintracht Frankfurt, não há qualquer ausência em perspetiva. Oliver Glasner cumpre a segunda temporada no comando técnico dos 'Die Adler' e é o símbolo da estabilidade do clube. Foi já sob a liderança do treinador austríaco que os alemães conquistaram a Liga Europa. O típico futebol agressivo e vertical da Bundesliga é uma imagem com a qual o Sporting vai ter de se defrontar.

Histórico: Primeiro jogo entre as duas equipas, mas já há avisos prévios

Sim, leu bem. Sporting e Eintracht Frankfurt vão-se defrontar pela primeira vez na história e logo em jogo da Liga dos Campeões. Por isso mesmo, torna-se impossível traçar um histórico de confrontos entre os dois emblemas.

Contudo, é possível encontrar alguma proximidade do clube alemão com as equipas portuguesas. Para isso, basta analisarmos os duelos com o FC Porto, Benfica e Vitória SC - únicos clubes que já defrontaram o Eintracht Frankfurt e que podem servir de lição aos Leões.

Ainda assim, o histórico é favorável aos portugueses. Em seis jogos, quatro vitórias com um registo 100% vitorioso dos Dragões e uma disputa mais renhida com Águias e Vimaranenses.

Em golos marcados e sofridos também há um grande equilíbrio. O Eintracht marcou 12 golos, mas ao mesmo tempo sofreu também... 12 golos.

Momento de forma: Leões e alemães a renascer

No momento de forma - pese embora a diferença de competitividade entre os dois campeonatos - não há assim uma diferença tão grande entre Eintracht Frankfurt e Sporting.

Vão-se defrontar o 10º classificado da Bundesliga e o 8º da Liga Portuguesa e há algo em comum: São dois emblemas com alguma instabilidade, mas que vêm de resultados positivos.

Em cinco jogos, o Sporting apenas conseguiu duas vitórias e o mesmo número de derrotas, registando um empate. Nos últimos três encontros, apenas uma vitória para os Leões no último jogo de redenção frente ao Estoril.

Do lado da equipa da casa, em sete jogos vimos três vitórias distribuídas entre a Supertaça Alemã, Supertaça Europeia e Bundesliga. Nos últimos três jogos, a equipa parece estar a redimir-se dos maus resultados com duas vitórias seguidas depois de um período mais contorbado.

O que dizem os protagonistas

Oliver Glasner, treinador do Eintracht Frankfurt: "Vamos defrontar um forte adversário, mas temos estado em boa forma ultimamente e queremos presentear os nossos adeptos com outra grande noite."

Djibril Sow, médio da equipa: "Temos de levar essa energia positiva para o jogo. Há que representar o Eintracht da melhor maneira possível e jogar o futebol que nos deu tantos elogios na última temporada."

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O Eintracht é uma equipa com muita qualidade técnica. Se partirmos o jogo, será difícil para nós, porque a Liga alemã tem um ritmo diferente da nossa. Temos de ter uma equipa compacta."

Nuno Santos, ala do Sporting: "Estamos fortes, concentrados e sabemos aquilo que nos espera amanhã. Vamos entrar como sempre para entrarmos na Champions da melhor forma e levar os três pontos para Portugal."

Para apitar o encontro, foi nomeado o árbitro israelita Orel Grinfeld com assistência de Roy Hassan e Idan Yarkoni. O quarto árbitro vai ser Gal Leibovitz e no VAR vão estar Pol van Boekel e Dennis Higler.