O FC Porto arranca esta quarta-feira, em Manchester, no Etihad Stadium, a partir das 20h00, a sua participação em mais uma edição da Liga dos Campeões, depois de na temporada passada ter falhado a presença na fase de grupos. Pela frente, nesta que será a sua 24ª presença nesta etapa da competição (só Barcelona e Real Madrid têm mais), os 'dragões' terão um Manchester City menos experiente nestas andanças, mas com maior favoritismo.
Efetivamente, os 'citizens', que contam agora no plantel com três jogadores portugueses, depois de Rúben Dias, contratado ao Benfica, se ter juntado a Bernardo Silva e João Cancelo, estão na fase de grupos apenas pela 10.ª vez, mas de forma consecutiva e nas últimas três temporadas terminaram sempre como primeiros classificados do seu grupo.
O Manchester City parte, assim, para nova tentativa de cumprir o sonho de vencer a UEFA Champions League, com uma recepção ao FCPorto, no Grupo C, depois de ter voltado a cair nos quartos-de-final em 2019/20, época em que o Porto falhou a presença na fase de grupos pela primeira vez desde 2010/11.
Encontros anteriores
Manchester City e FC Porto já se encontraram nas competições europeias no passado. Foi nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League de 2011/12, com o conjunto inglês, então treinado por Roberto Mancini, a afastar sem grandes dificuldades o FC Porto de Vítor Pereira. A eliminatória ficou praticamente decidida na primeira mão, em Inglaterra, com um triunfo por 4-0 dos 'citizens'. Depois, na segunda mão, Aguero, que já havia marcado na primeira mão, marcou ao cair do pano ditando novo triunfo para os de Manchester, desta feita por 2-1, com direito a cambalhota no marcador.
O histórico do FC Porto frente a equipas inglesas, sobretudo em solo adversário, não abre de facto grandes perspetivas aos 'dragões'. O FC Porto não marcou qualquer golo nas últimas sete visitas a Inglaterra, tendo sofrido 15 golos, e nunca lá venceu. A anterior deslocação terminou com uma derrota por 2-0 em Liverpool, na primeira mão dos quartos-de-final de 2018/19. O registo do Porto em 19 visitas a equipas inglesas é de três empates e 16 derrotas, 10 golos marcados e 50 golos sofridos, tendo saído derrotado das em seis das últimas sete deslocações.
Quanto ao City, este será o seu sétimo jogo frente a adversários portugueses e o primeiro desde a referida UEFA EuropaLeague de 2011/12 em que defrontou os 'azuis e brancos'. Depois de ter afastado o Porto nos 16 avos-de-final, foi eliminado pelo Sporting CP nos oitavos-de-final, devido aos golos fora (0-1 f, 3-2 c). Antes, em 1969/70, na já extinta Taça das Taças, o City havia afastado a Académica nos quartos-de-final com uma vitória por 1-0 após prolongamento na segunda mão, em Manchester, depois de um nulo no primeiro jogo, em Coimbra. Assim, frente a equipas portuguesas o City soma, em seis jogos, quatro vitórias, um empate e uma derrota.
O momento de forma
Segundo classificado na Premier League em 2019/20, com menos 18 pontos do que o campeão Liverpool, depois de ter sido campeão nas duas épocas anteriores, o Manchester City chega a este primeiro jogo da época na Liga dos Campeões com seis jogos oficiais já disputados esta temporada, dos quais venceu quatro, empatando um e perdendo outro. Na Premier League ocupa apenas o 11.º lugar, com 7 pontos, mas menos um jogo disputado.
O conjunto inglês tem tido em Raheem Sterling (quatro golos e duas assistências) e no reforço espanhol Ferran Torres (um golo, duas assistências), os jogadores em melhor forma neste arranque de época.
Quanto ao FC Porto, que chega a esta fase de grupos da Liga dos Campeões na condição de campeão português em título, jogou até à data quatro encontros oficiais esta temporada, todos para a I Liga portuguesa, e vem de dois jogos seguidos sem ganhar - empate na visita ao Sporting e derrota caseira ante o Marítimo - depois de ter vencido os dois primeiros que disputou.
O que dizem os treinadores
Josep Guardiola e Sérgio Conceição defrontaram-se uma vez como jogadores, com o Inter do português a triunfar por 2-1 na recepção ao Brescia, a 14 de Abril de 2002, tendo o espanhol marcado de penálti o golo do Brescia. Vão agora defrontar-se pela primeira vez como treinadores e, na antevisão da partida, o técnico do City deixou elogios ao dos 'dragões'.
"Sérgio Conceição conhece o clube, foi jogador do FC Porto e um jogador excelente. E quando vês as equipas dele a jogar são equipas muito vivas. Sabes o quanto são bons nos livres, nas bolas paradas, na transição. O FC Porto é uma equipa histórica em Portugal e na Europa e tenho grande admiração por eles", destacou o treinador espanhol.
Já o treinador do FC Porto mostrou-se confiante em conquistar a primeira vitória dos 'dragões' em Inglaterra.
""É essa a minha vontade [de acabar com o jejum]. Temos muito respeito pelo adversário e por aquilo que fizeram nos últimos anos com este treinador. Não sou um homem de estatística e por isso não vale a pena falar do passado. É isso que vamos fazer. Este jogo, em termos mediáticos, chama mais as pessoas mas o nosso sentimento é sempre o mesmo. Trabalhar ao máximo para ganhar. O meu espírito não está diferente", sublinhou Sérgio Conceição.
Equipas prováveis
Man. City: Ederson; Walker, Aké, Rúben Dias; Rodri, Mahrez, Foden, Gündoğan, Silva; Agüero, Sterling
Ausentes: Laporte (problema muscular), Mendy (problema muscular), Gabriel Jesus (coxa), De Bruyne (coxa)
FC Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu; Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio; Corona, Díaz, Marega
Ausentes: Mbaye (joelho), Marcano (joelho)
O encontro será arbitrado pelo letão Andris Treimanis, que terá os compatriotas Haralds Gudermanis e Aleksejs Spasjonnikovs como árabitros assistentes e um holandês, Jochem Kamphuis, como vídeoárbitro.
O pontapé de saída está marcado para as 20h00, no Etihad Stadium, em Manchester, conta para a 1.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, e poderá acompanhá-lo aqui, AO MINUTO, no SAPO Desporto.
Comentários