Barcelona e Inter de Milão arrancam esta quarta-feira com a primeira-mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Frente a frente estarão duas equipas que, para além de serem campeãs europeias, conhecem-se muito bem e procuram ultrapassar o último obstáculo antes da final de Munique.

Trajeto na prova

Espanhóis e italianos têm a particularidade de ter terminado ambos a fase de liga com os mesmos 19 pontos, sendo que o Barcelona acabou em segundo lugar, atrás do Liverpool, e o Inter foi quarto classificado.

Sem necessidade de jogar playoffs, as duas equipas transitaram automaticamente para os oitavos de final. Aí, os catalães começaram por eliminar o Benfica, vencendo na Luz por 0-1, e em Montjuic por 4-1.

Já os transalpinos também não tiveram muita dificuldade para derrotar o Feyenoord, vencendo o primeiro jogo em Roterdão por 0-2, e o segundo em casa por 2-1.

Chegados aos quartos de final, quer Barcelona, quer Inter tiveram pela frente adversários alemães. O 'Barça' começou por golear o Borussia Dortmund por 4-0 em casa, acabando por passar algumas inesperadas dificuldades no segundo jogo, onde perdeu por 3-1.

Quanto aos 'nerazurri', a tarefa foi igualmente difícil. O Inter conseguiu ir à Baviera vencer o Bayern de Munique por 0-1 na primeira-mão, empatando em San Siro no segundo jogo a dois golos, resultado que deixou a eliminatória em aberto até ao apito final.

Momentos de forma

Barcelona e Inter de Milão chegam a este encontro ambos a lutar pela conquista dos respetivos campeonatos. O 'Barça' lidera o campeonato espanhol com quatro pontos de avanço sobre o Real Madrid, numa altura em que ainda faltam cinco jornadas.

Mais difícil é a tarefa do Inter que é atualmente segundo classificado na Serie A, a três pontos do líder Nápoles, a quatro rondas do final.

Em termos de resultados recentes, os 'blaugrana' aparentam estar em melhor forma, registando oito vitórias nos últimos dez jogos, a mais recente das quais diante do eterno rival Real, e que significou a conquista da Taça do Rei.

Já os de Milão aparentam passar por algumas dificuldades, já que somam apenas quatro triunfos nos últimos dez jogos, e não vencem há quatro partidas consecutivas; neste ciclo, os comandados de Simone Inzaghi registaram duas derrotas consecutivas no campeonato, e que levaram à perda da liderança.

Histórico de confrontos

Como foi dito anteriormente, Barcelona e Inter de Milão são velhos conhecidos da Liga dos Campeões. Com efeito, as duas equipas já se encontraram por 16 vezes em provas europeias, 12 delas na 'Champions' e quatro na já-extinta Taça das Cidades com Feira.

No total dos dezasseis jogos, os catalães levam vantagem, com sete vitórias, contra quatro dos italianos, e ainda cinco empates.

A supremacia 'blaugrana' aprofunda-se se olharmos aos jogos realizados em Espanha, onde o Barcelona soma seis vitórias em oito jogos, contra apenas uma dos 'interistas'. O único triunfo italiano na Catalunha data da temporada 1969/70, nos oitavos de final da Taça das Cidades com Feira.

Aí, o Inter de Heriberto Herrera venceu o Barcelona de Vic Buckingham por 1-2, graças aos golos de Roberto Boninsegna e Mario Bertini.

Apesar do Barcelona ter supremacia no confronto direto, a verdade é que o Inter leva vantagem quando se tratam de eliminatórias.

Nas três vezes que as duas equipas se encontraram na fase a eliminar da prova, os italianos saíram por cima por duas vezes, a última das quais em 2009/2010, orientados por José Mourinho.

Os 'nerazurri' venceram em San Siro por 3-1 e perderam apenas por 1-0 na Catalunha, assegurando a presença na final de Madrid, onde acabaria por vencer o Bayern de Munique e reconquistar o título europeu.