Manchester City e Arsenal, campeão e vice-campeão inglês, respetivamente, estão no caminho do Sporting na ‘nova’ Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a receberem ambos em Alvalade, ditou hoje o sorteio.

Num formato agora sem grupos e com oito jogos nesta primeira fase, o campeão português vai defrontar ainda em casa o Lille e o Bolonha, a grande surpresa da última edição do campeonato italiano e que também será rival do Benfica.

O sorteio ditou ainda que o Sporting terá viagens até Leipzig, na Alemanha, para defrontar a formação em que alinha André Silva, bem como à Bélgica, para medir forças com o campeão Club Brugge, e aos Países Baixos, para encontrar o PSV, também campeão desse país.

Os leões vão regressar igualmente à Áustria, novamente para defrontarem o Sturm Graz, depois dos dois emblemas terem medido forças em 2023/24, mas para a Liga Europa, com dois triunfos do Sporting.

O Manchester City, vencedor da ‘Champions’ há duas épocas e eterno candidato a conquistar o troféu, é sem dúvida o grande ‘cabeça de cartaz’ dos rivais do Sporting na Liga dos Campeões, num regresso dos ingleses a Alvalade, onde em 2021/22 golearam por 5-0 nos ‘oitavos’.

O primeiro tetracampeão de sempre do futebol inglês, liderado no banco pelo espanhol Pep Guardiola e no ataque pelo gigante norueguês Haaland, conta com os portugueses Rúben Dias, Bernardo Silva e também Matheus Nunes, embora um regresso do médio a Alvalade possa não acontecer, já que a sua continuidade ainda não é certa.

O Arsenal, que renasceu com Mikel Arteta nas últimas temporadas, também é um rival recente da equipa de Rúben Amorim, mas deixou bem mais saudades, quando empatou (2-2) nos oitavos de final da Liga Europa em 2022/23, seguindo depois o Sporting em frente com uma vitória nos penáltis em Londres.

Já o Lille aparece na ‘Champions’ com a ajuda do técnico Paulo Fonseca, que liderou a equipa até ao quarto lugar, rumando esta temporada ao AC Milan.

Os franceses contam com Tiago Santos, defesa formado no Sporting, e passaram pela fase de qualificação, tendo por exemplo deixado pelo caminho o Fenerbahçe de José Mourinho.

Em 2010, Sporting e Lille encontraram-se na Liga Europa, com os leões a vencerem tanto em casa como em França.

Em Alvalade irá estar também o Bolonha, a grande surpresa da última edição da Serie A, com o quarto lugar, embora já tenha perdido o técnico Thiago Motta, que foi para a Juventus, acabando Vincenzo Italiano por pegar na equipa.

Nas quatro deslocações, a viagem até ao leste da Alemanha parece, em teoria, a mais complicada, com o Leipzig a ter o estatuto de uma das melhores equipas da Bundesliga nos últimos anos, estando sempre a lutar pelo lugares cimeiros e com presença regular na ‘Champions’.

Será o primeiro embate entre lisboetas e germânicos.

O mesmo cenário acontece com o Club Brugge, campeão belga, naquele que será o primeiro encontro com o Sporting em provas oficiais da UEFA.

O PSV Eindhoven conseguiu nas últimas épocas acabar com o domínio do Ajax e vai receber o emblema de Alvalade como campeão dos Países Baixos, não sendo, neste caso, preciso recuar muito para encontrar o último duelo, disputado em 2019/20, para a Liga Europa, com o Sporting a vencer os dois jogos.

Precisamente um ano depois, o Sturm Graz volta a cruzar-se com o Sporting e vai tentar ‘vingar’ o desaire caseiro (2-1) que sofreu perante a equipa de Amorim.

O calendário de jogos será apenas revelado no sábado.

A Liga dos Campeões de futebol inicia esta época um novo modelo competitivo, com um campeonato de 36 equipas, que disputarão oito jogos, quatro em casa e quatro fora, com adversários diferentes inseridos numa só liga, ao invés de uma fase de grupos.

As equipas que ficarem nos primeiros oito lugares da Liga dos Campeões apurar-se-ão automaticamente para os oitavos de final, enquanto as posicionadas entre os nono e 24.º postos disputarão um play-off, a duas mãos, para definir as restantes oito formações que seguem para os ‘oitavos’. Já os 12 clubes que terminarem abaixo da 24.ª posição serão automaticamente eliminados da ‘Champions’, não tendo sequer a possibilidade de serem ‘relegados’ para a Liga Europa.