SC Braga e Vitória de Guimarães confirmaram ontem o cenário negra das equipas portuguesas nesta terceira ronda da fase de grupos das competições europeias. Depois das derrotas de FC Porto, Benfica e Sporting, as duas equipas do Minho também não conseguiram conquistar qualquer ponto e aumentaram a contagem portuguesa nas provas europeias para cinco derrotas em cinco encontros disputados nesta ronda.
As cinco equipas portuguesas terminaram a semana europeias com um saldo negativo em todos os aspetos. Em cinco jogos sofreram 10 golos entre si e marcaram somente cinco. Perderam jogos em casa (Benfica, SC Braga) e encontros foram de portas (Sporting, FC Porto e Vitória de Guimarães). Para piorar as contas lusas, os conjuntos russos ganham ainda mais vantagem no ranking da UEFA:
Para recordar uma situação semelhante em termos de resultados é necessário recuar 10 anos no tempo até 2007, altura em que Portugal tinha sete equipas nas provas europeias – Liga dos Campeões e na extinta Taça UEFA -. Em 2007/2008, Portugal viu seis derrotas e um empate como
Na altura, o registo português fixou-se num empate e seis derrotas em sete encontros europeus. Dos sete representantes nessa temporada (Benfica, Sporting e FC Porto na Liga dos Campeões e SC Braga, União de Leiria, Belenenses e Paços de Ferreira na Taça UEFA) apenas os ‘dragões’ conseguiram somar um único ponto fruto de um empate, em casa, frente ao Liverpool por 1-1.
Em Milão, o Benfica foi até San Siro de onde saiu derrotado pelo AC Milan por 2-1 na Liga dos Campeões. Os italianos estiveram a vencer por 2-0 com golos de Pirlo e Inzaghi antes de, nos últimos minutos, Nuno Gomes ter feito o resultado final.
Em Portugal, o Sporting recebia o Manchester United onde Cristiano Ronaldo era a grande figura. Os ‘leões’ acabaram por ser derrotados em casa por 1-0 num encontro onde foi o jogador português a marcar o único tento da noite. Sem celebrar, Ronaldo deu três pontos aos ‘red devils’.
Taça UEFA trouxe mais quatro derrotas e um registo negro para Portugal
Com três jogos europeus já disputados na fatídica jornada europeia de 2007, as atenções viravam-se para os quatro restantes representantes lusos. Na Taça UEFA disputava-se a primeira mão da primeira eliminatória da prova.
Enquanto Belenense e União de Leiria tinham duelo complicados frente a Bayern de Munique e Bayern Leverkusen respetivamente, o SC Braga visitava o Hammarby da Liga Sueca e o Paços de Ferreira recebia o AZ Alkmaar, da Holanda.
O clube do Restelo, orientado por Jorge Jesus, fez um jogo bravo em casa dos ‘bávaros’ numa altura em que, na imprensa germânica, se falava de uma potencial goleada. No entanto, o encontro terminou 1-0 com um único golo solitário de Luca Toni.
No outro jogo em território alemão, a União de Leiria foi derrotada pelo Bayer Leverkusen por 3-1. A equipa germânica era favorita e confirmou o favoritismo com uma partida de sentido único onde os golos foram marcados por Kiessling (2x) e Rolfes enquanto João Paulo marcou para os leirienses.
Paços de Ferreira e SC Braga tinham tarefas teoricamente mais fáceis do que União de Leiria e Belenenses, mas acabaram por também serem derrotados. Os bracarenses perderam 2-1 com o Hammarby. Petterson foi o homem do jogo com dois golos marcados enquanto Roland Linz fez o tento dos minhotos. Na Mata Real, Paços de Ferreira perdeu com o AZ Alkmaar por 1-0. O único golo foi marcado por Sébastien Pocognoli em cima do minuto 90.
Nas quatro eliminatórias, apenas o SC Braga acabou por seguir em frente com reviravolta na segunda mão. União de Leiria, Paços de Ferreira e Belenenses ficaram pelo caminho nesta fase da prova.
Comentários