O Benfica está numa situação complicada na Liga dos Campeões, e corre o risco de ficar de fora das competições europeias depois de duas derrotas consecutivas na fase de grupos da prova 'milionária'. A equipa comandada por Rui Vitória não somou qualquer ponto ao fim de duas jornadas e na antevisão do duplo confronto com o Manchester United só resta uma solução, pouco provável, para os 'encarnados': vencer os 'red devils' de José Mourinho.

Na história recente da Liga dos Campeões há poucas equipas que conseguiram seguir em frente para os 'oitavos' da 'Champions' depois de duas derrotas consecutivas. No entanto, há uma dezena de exemplos que provam que ainda é possível aos tetracampeões nacionais qualificar-se para a fase seguinte da prova.

1999/2000

O Dínamo Kiev apurou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões na época 1999/2000 depois de perder os dois primeiros jogos da fase de grupos. A formação ucraniana começou a prova com uma derrota caseira diante do Maribor por 1-0 seguindo-se depois uma visita a Roma onde perderia com a Lazio por 2-1. No entanto, o Dínamo Kiev acabaria por conseguir seguir em frente na prova com um total de 7 pontos mesmo empatando diante do Bayer Leverkusen a 1-1. O conjunto ucraniano conseguiu ficar à frente dos alemães devido à diferença de golos.

2002/2003

Na época 2002/2003, o Newcastle somava três derrotas consecutivas no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões e conseguiria seguir em frente na prova com um total de nove pontos depois de três vitórias consecutivas frente a Juventus, Dínamo Kiev e Feyenoord.

Nessa mesma temporada, o Bayer Leverkusen começava a fase de grupos com duas derrotas consecutivas diante de Olympiacos e Manchester United e tudo indicava que o apuramento seria muito complicado para os 'farmacêuticos', nomeadamente após a goleada sofrida em Atenas por 6-2. No entanto, a formação alemã conseguiu inverter os maus resultados e com três triunfos consecutivos assegurou a passagem aos oitavos de final da prova em segundo lugar atrás somente do Manchester United.

2005/2006

Na temporada 2005/2006, o Werder Bremen começava a fase de grupos da Liga dos Campeões com duas derrotas e um empate. Com apenas três jogos para garantir o apuramento, a formação alemã somava apenas um ponto e ocupava a última posição do grupo. No entanto, um triunfo por 4-3 sobre a Udinese relançou o Werder Bremen na corrida ao apuramento, e nem a derrota em Barcelona por 3-1 afastou o conjunto alemão da qualificação, uma vez que na derradeira jornada o Werder Bremen carimbava a passagem aos oitavos com uma goleada por 5-1 sobre o Panathinaikos.

2006/2007

Em 2006/2007, o Inter de Milão começava a fase de grupos da Liga dos Campeões com duas derrotas consecutivas no Grupo B depois de perder em Alvalade com o Sporting por 1-0, e com o Bayern Munique, em Itália, por 2-0. O conjunto de Roberto Mancini era à partida um dos favoritos, mas à entrada para a terceira jornada ocupava o último lugar do Grupo atrás de Spartak Moscovo e Sporting. No entanto, os italianos acabariam por conseguir o apuramento com três vitórias consecutivas pela margem mínima e um empate a 1-1 na derradeira jornada em casa do Bayern Munique.

2007/2008

Na temporada 2007/2008, o Lyon entrava para a fase de grupos da Liga dos Campeões com duas pesadas derrotas consecutivas por 3-0 diante de Barcelona e Glasgow Rangers. No entanto, duas vitórias consecutivas diante do Estugarda relançaram os franceses na corrida ao apuramento, e nem o empate a 2-2 com o Barcelona impediu a passagem do Lyon aos oitavos de final com um triunfo categórico por 3-0 no reduto do Glasgow Rangers.

2008/2009

Já na época 2008/2009, o Panathinaikos entrou na fase de grupos da Liga dos campeões com duas derrotas consecutivas e um empate, mas terminaria no primeiro lugar do Grupo B depois de uma recuperação categórica com três vitórias consecutivas sobre Werder Bremen, Inter Milão e Anorthosis.

2010/2011

Outro exemplo de uma equipa que garantiu a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões depois de duas derrotas consecutivas na fase de grupo é o Marselha na temporada 2010/2011. A formação francesa começou a fase de grupos com uma derrota caseira por 1-0 diante do Spartak Moscovo, seguindo-se outra derrota em Londres diante do Chelsea de Carlo Ancelotti. No entanto, umas série de quatro vitórias consecutivas permitiu ao Marselha assegurar o apuramento para a fase seguinte com 12 golos marcados e zero sofridos.

2012/2013

Na temporada 2012/2013, o Galatasaray iniciava a fase de grupos da Liga dos Campeões com duas derrotas consecutivas e um empate caseiro diante do Cluj. A equipa turca tinha poucas hipóteses de apuramento para a fase seguinte, mas uma série de três vitórias consecutivas permitiu ao Galatasaray terminar a fase de grupos em segundo lugar atrás de Manchester United e à frente de Cluj e SC Braga.

2015/2016

O último exemplo de uma equipa a garantir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões depois de duas derrotas consecutivas na fase de grupos foi o Arsenal da época 2015/2016. A formação londrina começou com uma derrota na Croácia diante do Dínamo Zagreb por 2-1, seguindo-se uma derrota caseira por 3-2 diante do Olympiacos. No entanto, um triunfo em casa do Bayern Munique por 2-0 relançou os 'gunners' na corrida aos oitavos de final, e nem uma goleada sofrida em Munique à quarta jornada impediu a qualificação do Arsenal, que nos últimos dois jogos somou dois triunfos.