Sérgio Conceição quer uma equipa coesa e ambiciosa para levar de vencida o Mónaco, em jogo da 6.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ´dragões` só precisam de fazer o mesmo resultado do RB Leipzig para seguirem para os oitavos-de-final da prova, mas Conceição só pensa na vitória.
"Será necessário o FC Porto dos últimos quatro meses, tirando o jogo na Vila das Aves: um FC Porto que acredita, sempre a olhar para o jogo como uma final, como um desafio para nós, sabendo que gostamos de estar sempre no fio da navalha. Se na I Liga perdemos pontos, os rivais estão aí à espreita, na Taça de Portugal é a eliminar, a Taça da Liga são jogos determinantes, a Liga dos Campeões é igual. Cada jogo é visto sempre da mesma forma, com ambição de conseguir ganhar”, começou por dizer o técnico, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Mónaco.
“Amanhã teremos possibilidade de entrar no lote das melhores equipas da Europa. Para um FC Porto que pouca gente acreditava, depois do nosso primeiro jogo [derrota em casa com o Besiktas] que íamos chegar ao último encontro com a possibilidade de ser nós a decidir o nosso futuro. É sinal de qualidade, do trabalho dos jogadores, que merecem todos os elogios. É preciso pontuar, amanhã será mais uma final, é o jogo mais importante da época porque é o próximo", explicou Conceição.
Sobre o adversário, Conceição só tem elogios para Leonardo Jardim, técnico que orienta o Mónaco há quatro épocas.
"Amanhã vamos ter um adversário difícil, perante um treinador que está no top-5 dos melhores portugueses, encabeçado por Fernando Santos. Leonardo Jardim tem muita qualidade, tem feito um trabalho fantástico ao longo da carreira, tanto em Portugal [no Sporting] como em França no Mónaco. Tem uma equipa com muito potencial. Perdeu alguns bons jogadores, mas continua a ser uma equipa com muita qualidade individual, apesar de jovem. Por isso espero um jogo difícil", comentou.
Já sem hipóteses de continuar nas provas da UEFA, Leonardo Jardim deverá fazer várias mudanças no onze, numa equipa que não atravessa um bom momento. Para Conceição, esta imprevisibilidade cria mais dificuldades ao FC Porto, mas adianta que a equipa está preparada.
"O facto de não sabermos quem pode ir a jogo no Mónaco cria-nos dúvidas, mas não passa disso mesmo. Hoje em dia a informação é tanta e o nosso estudo do adversário centra-se sobre todos os jogadores do plantel que não haverá problemas. Somos conhecedores do potencial de cada jogador do Mónaco, a dinâmica da equipa, os princípios de jogo são os mesmos. Varia um pouco a caraterística de cada jogador, pode jogar o Guido Carrillo, pode jogar o Falcao, os médios serão diferentes mas o papel de cada um na equipa não é muito diferente. E essa informação já a passamos aos nossos jogadores. Mas sim, será uma equipa diferente da que enfrentamos no Mónaco", lembrou.
Sobre o resultado do jogo, Conceição recorda que um possível afastamento da equipa da Liga dos Campeões não vai apagar o que foi feito até então.
"Ao entrar no Olival os jogadores já sentem esse peso, essa exigência. Pela forma como trabalhamos e o clube que representamos. Os jogadores sentem esta competição. E ao falar do Monaco há pouco disse que poderia ser diferente, mas não é sinal de facilidade, pois este palco é extraordinário e motivador para qualquer jogador. Esse peso da história, do que é o FC Porto, os jogadores estão conscientes disso. Amanhã há três resultados possíveis, mas independentemente do que aconteça, se mantivermos as nossas características destes quatro meses, darei os parabéns aos jogadores mesmo se não passarmos. Não é isso que vai apagar o que fizeram. Não vale a pena ter ansiedade e nervosismos, pois este grupo tem consciência dessa história e peso, que somos uma equipa forte e que pode ganhar naturalmente o jogo e passar", atirou.
O FC Porto-Mónaco, da 6.ª jornada do grupo G da Liga dos Campeões, está agendado para às 19h45 desta quarta-feira.
Comentários