É preciso recuar a 1989 para reviver os únicos duelos entre o Sporting e o Nápoles na história do futebol. O jogo deixou memórias e histórias para contar, com protagonistas bem diferentes daqueles que irão entrar em campo esta quarta-feira para a segunda jornada da Liga dos Campeões.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Corria a época de 1989/90 e uma eliminatória da Taça UEFA em que o Sporting e o Nápoles foram os protagonistas. Após um empate a zeros em Alvalade, a cidade de Nápoles - onde o futebol é rei e 'El Pibe' eterno - para receber a 2.ª mão que só ficou decidida nas grandes penalidades.

É nesse momento que surge uma das histórias mais curiosas. Tomislav Ivkovic, guarda-redes dos leões, desafiou Diego Armando Maradona com uma aposta: "Aposto 100 dólares em como não marcas!".

O argentino não se inibiu, aceitou o desafio, mas acabou por falhar na cara com o guardião croata. Ainda assim, a aposta pouco valeu para os leões, que perderam na mesma para o Nápoles.

A eliminatória ficou decidida e Maradona cumpriu com o prometido e foi até ao balneário do Sporting para pagar os 100 dólares a Ivkovic. Diz quem lá estava que o número 10 do Nápoles descontraiu com os adversários num convívio que já não se vê nos dias de hoje.

Contudo, a história entre os dois protagonistas volta a repetir-se, mas desta vez no Mundial de 90, em Itália no Argentina-Jugoslávia. Ivkovic e Maradona voltam a estar frente a frente, separados por 11 metros, e o argentino voltou a falhar.

'El Pibe de Oro' vestido à leão

Para surpresa de muitos e uma imagem guardada até hoje pelo Sporting, Diego Armando Maradona envergou a camisola leonina no 'velho' Estádio da Alvalade.

Depois do empate a zeros na 1.ª mão, e após ter começado a partida no banco, o argentino decidiu vestir a camisola verde e branco no final da partida.

Tempos e protagonistas diferentes

Esta quarta-feira, o jogo tem novos protagonistas e o futebol já não é o mesmo de outrora. Contudo, a cidade de Nápoles mantém a mesma paixão a intensidade não se alterou. O protagonista maior da história de 1989 deu nome ao Estádio na equipa italiana e tornou-se um ídolo eterno da cidade.

O Sporting terá pela frente uma deslocação difícil, mas vai à procura dos três pontos fora para somar aos três já conquistados na jornada inaugural. No lado da formação da casa, os napolitanos querem os primeiros pontos na prova milionária e pretendem regressar às vitórias, após o desaire por 2-1 na casa do Milan para a Serie A.