Cinco vitórias, um empate e oito derrotas. É esta a forma que o FC Porto apresenta na Liga dos Campeões, sempre que tem um ou mais jogadores da sua equipa expulsos.
A primeira derrota remonta a 26 de setembro de 1956. Na altura, os 'dragões' enfrentaram o Athletic de Bilbau, na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus. A equipa espanhola venceu 3-2 e os 'azuis e brancos' viram Virgílio e Jaburú a terem ordem de expulsão.
Já na época 1993/1994, nas meias-finais da Liga dos Campeões, o Barcelona derrotou o FC Porto por 3-0, com João Pinto a ser expulso aos 61 minutos de jogo.
Mais recentemente, em 2009/2010, na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Chelsea venceu os 'dragões' por 1-0. Fernando foi expulso aos 90 minutos, por isso, não teve influência no resultado final.
Duas épocas depois, também na fase de grupos, o clube do Dragão foi à Rússia perder com o Zenit de São Petersburgo por 3-1. Jorge Fucile foi expulso, quando o resultado estava empatado a uma bola. Na segunda parte, a equipa russa veio a marcar os golos da vitória.
E bastou mais uma época para o FC Porto averbar nova derrota. Desta feita, nos oitavos de final da Liga dos Campeões 2012/2013, os 'azuis e brancos' enfrentaram o Málaga. Steven Defour recebeu ordem de expulsão aos 49 minutos e o clube espanhol, que já ganhava or 1-0, acabou por marcar o golo da tranquilidade aos 77 minutos, por Roque Santa Cruz.
O Zenit voltou a ser carrasco dos 'dragões em 2013/2014. Na fase de grupos, Herrera viu duplo cartão amarelo aos seis minutos e Kerzhakov acabou por marcar o único tento do encontro aos 85 minutos.
Em 2014/2015, o FC Porto sofreu uma das goleadas mais expressivas de toda a sua história, ao perder por 6-1 com o Bayern de Munique, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Iván Marcano foi expulso aos 87 minutos, quando o resultado já contava 5-1.
Na última quarta-feira, o FC Porto perdeu por 2-0 na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de Alex Telles ter sido expulso aos 27 minutos de jogo. A segunda-mão disputa-se a 14 de março, em Turim.
Comentários