O FC Porto qualificou-se, esta terça-feira, em primeiro lugar do Grupo B da Liga dos Campeões ao bater o Atlético de Madrid por 2-1, na última jornada da fase de grupos, disputada no Estádio do Dragão. Os azuis e brancos beneficiaram ainda do empate (0-0) entre o Club Brugge (que liderava até então) e o Bayer Leverkusen no outro encontro.
Quanto às equipas iniciais, Sérgio Conceição operou três alterações em relação ao jogo anterior com o Santa Clara. David Carmo e Uribe, ambos castigados, e Bruno Costa saíram para dar lugar a Marcano, Grujic e Stephen Eustáquio, que cumpriu castigo em Ponta Delgada.
Diego Simeone lançou João Félix de início, ele que era assobiado sempre que tinha a bola nos pés. O internacional português foi substituído aos 61 minutos.
Após o apito inicial, a equipa da casa entrou a pressionar alto, conseguindo chegar rapidamente à área contrária. O primeiro golo foi apontado logo aos 5 minutos, por intermédio de Mehdi Taremi. Pepê passou para Evanilson, este cruzou para a área, onde surgiu o avançado iraniano a encostar, depois de um desvia em Giménez.
Aos 24 minutos, numa boa jogada de entendimento por parte dos jogadores portistas, Galeno colocou atrasado para Eustáquio, que atirou rasteiro e para dentro da baliza de Oblak, fazendo o 2-0 para os da casa.
Ao intervalo, o FC Porto apresentava mais posse de bola (55%-45%) e mais remates (6-5).
Veja as melhores imagens da partida
No segundo tempo, o Atlético Madrid continuava sem encontrar soluções para fazer frente à equipa de Sérgio Conceição. Aos 68 minutos, Griezmann rematou para dentro da baliza portista, mas o lance foi invalidado por falta de De Paul sobre Galeno no início da jogada.
Gerou-se uma grande confusão entre os jogadores das duas equipas. Enquanto De Paul conversava com o árbitro, o jogador do Atlético agarrou no pescoço de Fábio Cardoso e os ânimos exaltaram-se. A situação foi resolvida pelo árbitro, que mostrou cartão amarelo exibido aos dois jogadores.
Em tempo de compensação, o Atlético conseguiu reduzir a desvantagem com um auto-golo de Marcano, na sequência de um pontapé de canto, mas não foi suficiente para evitar a derrota e consequente eliminação das provas europeias.
Assim, o FC Porto vence o grupo com 12 pontos e vai ter estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final da prova. O Clubb Brugge, com 11, também segue em frente e o Bayer Leverkusen, terceiro com cinco, segue para a Liga Europa.
Comentários