A Itália vai ter cinco equipas na edição 2024/25 da Liga dos Campeões de futebol e isso pode ajudar o Benfica. Os transalpinos já garantiram matematicamente um dos dois primeiros lugares no ranking da UEFA desta temporada, facto que lhes permite ter uma vaga extra na próxima liga milionária, após o alargamento da prova para 36 equipas.

No novo formato da Champions, alargado para 36 equipas, a UEFA dá uma vaga extra aos dois campeonatos melhores colocados no ranking. Neste momento, a Itália tem a AS Roma e a Atalanta nas meias-finais da Liga Europa, equipas que afastaram AC Milan também de Itália e Liverpool de Inglaterra, respetivamente.

O futebol italiano tem mais uma equipa nas meias-finais de mais uma prova da UEFA: a Fiorentina afastou o Plzen e vai lutar por um lugar na final da Liga Conferência com o Club Brugge, da Bélgica.

Com as contas de hoje, é certo que a Liga Inglesa não irá conseguir ultrapassar a Série A, já que só tem uma equipa na UEFA: O Aston Villa, nas meias-finais da Liga Conferência.

Neste momento, é este o coeficiente das principais ligas europeias.Serie A: 19.285 pontos; Bundesliga: 17.642 pontos; Premier League: 17.375 pontos.

Um dos beneficiários desta conjugação de resultados poderá ser o Benfica, que assim poderá entrar diretamente na fase de grupos da Champions, contando que termine em 2.º (tem mais 11 pontos que o FC Porto e menos sete que o líder Sporting quando faltam cinco jornadas para acabar a I Liga).

É que se o vencedor da Liga Europa já tiver garantido um lugar na Liga dos Campeões via campeonato, essa vaga será destinada à equipa das pré-eliminatórias com melhor ranking na UEFA nos últimos cinco anos. Neste momento é o Benfica.

Neste momento é importante ver as contas em Itália, país que, como se disse, terá cinco equipas na alargada Liga dos Campeões. O 5.º posto neste momento é da AS Roma, que está nas meias-finais da Liga Europa (joga com o Bayer Leverkusen, que já está apurado para a Champions via campeonato), o 6.º é a Atalanta (a seis pontos dos romanos), que também está nas meias-finais da Liga Europa (defronta o Marselha).

Assim, o Benfica terá de rezar para que o vencedor da Liga Europa não seja o Marselha (muito dificilmente irá apurar-se para a Champions via campeonato - está a 13 pontos dos lugares de Champions) ou a Atalanta. Se Roma ou Bayer Leverkusen vencerem a prova, a vaga da Liga Europa irá para os encarnados.

Há ainda a hipótese de a Itália ter seis equipas na próxima edição da Champions, mas para isso, Atalanta ou Roma teriam de vencer a Liga Europa e, quem vencer, ficar no 6.º posto ou abaixo na Série A.

*Artigo atualizado