Roma, Lyon e Ajax, clubes que eliminou duas vezes em igual número de confrontos, são o ‘mal menor’ para o FC Porto no sorteio de segunda-feira dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol.
Tendo em que conta que as restantes opções são três fortes clubes ingleses (Liverpool, Tottenham e Manchester United) e o Atlético de Madrid, os ‘dragões’ têm, porém, menos de 50 por cento de hipóteses de voltarem a ser bafejados pela sorte.
No sorteio da fase de grupos, era mais difícil fugir aos melhores, já que havia sete categorizados cabeças de série e só um ‘fraquinho’, o Lokomotiv Moscovo, e foi esse precisamente que saiu ao FC Porto, que aproveitou da melhor forma, para somar 16 pontos e proclamar-se o ‘rei’ da fase regular.
Os ‘dragões’ conseguiram, assim, ser cabeças de série, o que faz com que evitem os principais ‘tubarões’, nomeadamente Real Madrid, FC Barcelona, Manchester City, Paris Saint-Germain, Bayern Munique, Juventus e Borussia Dortmund.
O FC Porto não terá, ainda assim, tarefa acessível, mas Roma, Lyon ou Ajax serão, em termos teóricos, os oponentes menos complicados, até porque o seu histórico com esses conjuntos é perfeito: encontrou cada qual duas vezes e levou sempre a melhor.
Na fase de grupos, a Roma, ‘carrasca’ do FC Barcelona nos ‘quartos’ da época passada, somou nove pontos, contra 12 do Real Madrid, o Lyon chegou aos oito, contra 13 do Manchester City, que venceu em Inglaterra, e o Ajax somou 12, contra 14 do Bayern, com o qual não perdeu, e sete do Benfica, relegado para a Liga Europa.
Quanto às restantes hipóteses, o Atlético de Madrid seria um reencontro nos oitavos de final, precisamente uma década depois de os ‘dragões’ seguirem em frente, com dois empates, a dois no Vicente Calderón e, depois, a zero no Dragão.
Antes, em 1963/64, tinham sido os ‘colchoneros’ - que perderam para o Dortmund o estatuto de cabeças de série na última ronda, ao empatarem a zero em Brugge - a conseguir o apuramento, na primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feiras, ao empatarem a zero na Antas, após um triunfo caseiro por 2-1.
As outras opções são todas inglesas e pouco ‘convidativas’, especialmente o Liverpool, vice-campeão em título e atual líder da ‘Premier League’, mas também o Tottenham e mesmo o Manchester United, de José Mourinho.
Os ‘reds’ já eliminaram duas vezes os portistas, sendo que na época passada, na primeira mão dos ‘oitavos’, golearam no Dragão por 5-0, e os ‘spurs’ ganharam a única eliminatória com os ‘azuis e brancos’, na Taça das Taças de 1991/92.
Quanto ao Manchester United, o balanço é ‘nulo’, com dois apuramentos para cada, sendo que, na última vez, em 2008/09, o FC Porto empatou 2-2 em Old Traford, mas caiu no Dragão por 1-0, por culpa de um ‘grande’ golo de Cristiano Ronaldo.
Os ingleses são os conjuntos do Pote 2 que todos ‘temem’ – exceto o Manchester City, porque já sabe que não os pode enfrentar -, nuns oitavos de final que ditarão, inevitavelmente, vários jogos entre ‘gigantes’.
No sorteio, 14 equipas pertencem aos campeonatos de Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França, sendo exceções o FC Porto, de Portugal, e o Ajax, da Holanda, ambos apurados nos únicos grupos só com um conjunto dos cinco ‘grandes’.
A primeira mão dos oitavos de final realiza-se em 12, 13, 19 e 20 de fevereiro, na casa dos conjuntos do Pote 2, e a segunda em 05, 06, 12 e 13 de março, no reduto dos cabeças de série. O sorteio está marcado para segunda-feira.
Comentários