FC Porto e Benfica, sobreviventes portugueses nas taças europeias de futebol, têm a possibilidade de fazer com que Portugal resgate à Rússia, já sem representantes, o sexto lugar no 'ranking' da UEFA, mas a missão é praticamente impossível.
À entrada para os quartos de final, que os 'dragões' cumprem na Liga dos Campeões e as 'águias' na Liga Europa, Portugal está a 2,717 pontos dos russos, o que, na prática, significa que precisa de sete triunfos para ascender uma posição.
Em termos matemáticos, é mais do que possível, já que ainda estão 10 triunfos à disposição, mas, futebolisticamente, esse objetivo não é realista, até porque a eliminação de qualquer das equipas lusas nos 'quartos' inviabiliza logo essa possibilidade.
Nos 'quartos', o FC Porto mede forças com uma das melhores equipas de Inglaterra, o Liverpool, que na época passada goleou no Dragão por 5-0, e o Benfica defronta uma das equipas fortes da segunda linha alemã, o Eintracht Frankfurt.
Assim, o que portistas e benfiquistas podem fazer é tentar somar mais alguns pontos e promover a aproximação de Portugal à Rússia, fazendo com que seja mais fácil conseguir a ultrapassagem na próxima época.
A 'gigantesca' diferença entre ser sexto e sétimo no 'ranking' da UEFA, é que o sexto pode colocar três equipas na 'Champions' e tem dois lugares garantidos na fase de grupos, enquanto o sétimo só tem um assegurado, colocando um segundo conjunto na terceira pré-eliminatória.
Uma outra diferença que é o sexto tem mais uma equipa -- três na 'Champions' e três na Liga Europa -, o que, no caso de Portugal, cujos pontos chegam quase sempre dos mesmos clubes, torna mais fácil a recuperação, já que os pontos são a dividir por cinco.
Em 2018/19, e depois de quatro épocas consecutivas a perder pontos para os russos, Portugal superiorizou-se, somando, para já, 10,500 pontos, contra inalteráveis 7,583. Em mira, os conjuntos lusos têm na presente temporada a França, que fechou com 10,583, seguindo para já no quarto lugar.
Os pontos lusos foram conquistados por FC Porto (23,0), Benfica (18,0), Sporting (10,0), Sporting de Braga (1,0) e Rio Ave (0,5), que somaram, para já, um total de 52,5, que, divididos por cinco, dá os 10,500 que entram nas contas do 'ranking'.
Destaque para os 'dragões', que conseguiram seis vitórias e um empate em oito jogos na 'Champions', aos quais juntaram 10,0 pontos de bónus, quatro pela presença da fase de grupos e mais seis por terem chegado até aos 'quartos'.
Na próxima época (2019/20), já é certo que Portugal continuará a ter apenas uma vaga certa na 'Champions', pois contam os resultados entre 2013/14 e 2017/18, e, em 2020/21 (resultados entre 2014/15 e 2018/19), o cenário, feitas as contas, só muito dificilmente se alterará.
Comentários