A sexta jornada da Liga dos Campeões arranca esta terça-feira com nove jogos que certamente deverão ajudar a clarificar cada vez mais o desenho da próxima fase da prova. O período de adaptação ao novo formato já lá vai e a hora é de decisões, especialmente para clubes de maior nomeada, e que não atravessam o melhor momento na prova.
Quem pára o líder, e quem o segue?
O dia começa com a visita do Liverpool à Catalunha para defrontar o Girona. Com um percurso totalmente vitorioso na 'Champions', a equipa inglesa já tem o apuramento, pelo menos, para o 'playoff' dos 16avos de final. Contudo, uma vitória em terras espanholas garante praticamente aos 'reds' o apuramento direto para os oitavos de final.
Por seu lado o Girona está em 30º, com apenas três pontos e apenas uma vitória poderá alimentar o sonho da próxima fase.
Mais tarde é a vez do Bayern de Munique defrontar o Shakthar Donetsk. A equipa de João Palhinha ocupa nesta altura lugar de 'playoff', uma posição que certamente não será do agrado do histórico clube bávaro. Assim só o triunfo interessa aos germânicos na luta pelo apuramento direto perante um Shakthar que ainda tem o 'playoff' na mira.
Um dos jogos de maior cartaz é o que vai opor Bayer Leverkusen e Inter de Milão. As duas equipas estão em situação de apuramento direto e estão proibidas de perder pontos, sob o risco de deixarem tão privilegiada zona.
Gigantes têm pés de barro e o futuro parece tremido
Mas os jogos que certamente deverão centrar mais atenções são os desafios de Paris Saint-Germain e Real Madrid, não tanto pelos adversários, mas mais pela situação delicada que as duas equipas vivem nesta altura, no que ao apuramento diz respeito.
O PSG, de Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, visita a Áustria para defrontar o Salzburg. O campeão francês tem apenas quatro pontos e ocupa um inusitado 25º lugar da tabela, lugar este, nesta altura, deixa a equipa parisiense fora das competições europeias.
Até final da fase de Liga, os comandados de Luís Enrique ainda recebem o Manchester City, equipa que ocupa a segunda metade da zona de 'playoff', e visitam os alemães do Estugarda, equipa que ainda luta pela passagem à fase seguinte.
Já o Real Madrid não se encontra muito melhor. É que o atual campeão europeu está no 24º posto, o último de acesso ao 'playoff', com apenas seis pontos. A tarefa dos 'merengues' para sair desta situação não se avizinha fácil, já que o Real visita nesta jornada a Atalanta, equipa no 5º lugar da classificação, e a atual líder da Serie A.
Para além da visita a Bérgamo, o Real ainda recebe os austríacos do Salzburgo, e termina a fase de liga com uma deslocação ao reduto do Brest, equipa que está na primeira metade da classificação, e com legítimas aspirações de se qualificar, pelo menos, para os 16 avos de final.
Comentários