Uma 'conjugação cósmica' colocou o Steua de Bucareste no caminho que separa o Sporting da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O terceiro classificado do campeonato português conseguiu assim evitar alguns tubarões como o Sevilha, Nápoles, Liverpool e CSKA Moscovo.

Entre cinco adversários possíveis: Hoffenheim (Alemanha), Nice (França), Young Boys (Suíça), Steua Bucareste (Roménia) e Istambul Basaksehir (Turquia) acabou por calhar em sorte o eterno campeão romeno.

O Steua, como é habitualmente conhecido, foi fundado em 1947, tendo vencido a liga romena em 26 ocasiões. Ao currículo somam-se também 22 Taças da Roménia e seis supertaças.

O momento de glória do emblema da capital da Roménia teve lugar entre os anos de 1985 e 1986. Nessa altura, por lá andava o médio Lazlo Boloni, que viria a vencer o campeonato como treinador do Sporting na temporada de 2001/2002.

Um ano antes do FC Porto conhecer a glória em Viena, o Steua venceu a Taça dos Campeões Europeus numa final disputada frente ao Barcelona, que só foi decidida nas grandes penalidades. No encontro decisivo, Lazlo Boloni esteve em destaque pela negativa ao falhar uma grande penalidade. Alguns meses depois, o clube de Bucareste vencia a supertaça europeia, competição que foi uma espécie de cereja no topo do bolo de um ano dourado da equipa dos Balcãs.

Na temporada passada, o Steua terminou o campeonato na segunda posição atrás do Viitorul Constanta e procura qualificar-se para uma competição onde conheceu momentos de felicidade.

Histórico com as equipas portuguesas

O histórico dos confrontos entre o Steua e as equipas portuguesas não tem sido muito favorável ao emblema romeno. Em terras lusas, o Steua nunca conheceu o sabor da vitória. Em 1988 acabou eliminado pelo Benfica na Taça dos Campeões, com os encarnados a vencerem com dois golos de Rui Águas. Em 1994/95, novo embate, com os encarnados a medirem forças por duas vezes com Steua na fase de grupos da Champions. Em Lisboa, o Benfica venceu por 2-1. Em Bucareste, o clube da Luz empatou (1-1).

Em 2014/2015, novo confronto com equipas portuguesas, desta feita frente ao Rio Ave. Em casa, venceu por 2-1 e empatou em Vila do Conde. Por outro lado, o Sporting também nunca foi feliz frente a equipas romenaa fora de portas: Somou três derrotas frente ao Timisoara (2-0 em 1990/91), Dínamo Bucareste (2-0 em 1991/92) e frente ao Vaslui (2-0 em 2011/2012).

No dia 15 de agosto, as duas equipas medem forças pela primeira vez em Alvalade. A segunda mão será disputada na Roménia.