O Tottenham Hotspur prosseguiu hoje a caminhada histórica na sua estreia na Liga dos Campeões de futebol, eliminando o “aristocrata” AC Milan, nos oitavos de final, com um empate caseiro sem golos.

Na outra partida do dia, o Schalke04, apurado no agrupamento do Benfica, também conseguiu o “bilhete” para os quartos de final da prova, frente ao Valência (3-1), de nada valendo o tento inaugural do português Ricardo Costa.

Antes dos restantes quatro jogos, agendados para 15 e 16 de Março, já estão “carimbados” quatro bilhetes para a fase seguinte: para o FC Barcelona, Shakhtar Donetsk, Tottenham e Schalke04.

Em White Hart Lane, Londres, os anfitriões conservaram a vantagem conseguida na primeira mão em San Siro, graças ao golo apontado por Peter Crouch, a 10 minutos do final da partida disputada no recinto milanês.

Os “Spurs”, cuja única experiência na maior prova europeia foi na então Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1962, conquistada pelo Benfica, saborearam então uma alegria equivalente à conquista da sua segunda Taça UEFA, também em casa, na temporada de 1984, diante do Anderlecht, enquanto o AC Milan, sete vezes campeão continental, não conseguiu o seu segundo triunfo em 15 deslocações a Inglaterra.

Na Arena de Gelsenkirchen, onde o FC Porto conquistou o seu segundo título europeu, em 2004, e onde os “dragões” perderam nos “oitavos” da Liga dos Campeões, em 2008, o português Rui Costa inaugurou o marcador para os espanhóis.

A cabeça do defesa internacional português encontrou a bola cruzada por Topal, aos 17 minutos, e colocou os visitantes em vantagem, após empate a um golo, há 15 dias, no Estádio Mestalla, em Valência.

Porém, um “bis” de Farfan, aos 40 e já nos descontos, além do tento de Gavranovic, aos 52, estabeleceram o 3-1 final, a favor dos alemães, vencedores da Taça UEFA de 1997, eliminando os “che”, que também já conquistaram a UEFA, em 2004.