As edições da Liga dos Campões e da Liga Europa desta nova época terão como grande novidade o uso do spray por parte dos árbitros.
Esta decisão foi conhecida esta sexta-feira após a reunião do comité de arbitragem da UEFA. O spray ajuda os árbitros a assinalar o local de marcação de faltas, bem como manter a barreira à distância legal.
A decisão foi comunicada pelo presidente da UEFA, Michel Platini: “Depois do sucesso no teste que levámos a cabo no Europeu de sub-17 em Malta, estou satisfeito que o Comité de Arbitragem tenha decidido aprovar o uso do spray para todas as competições”, declarou na sede do organismo que tutela o futebol europeu.
O presidente do comité de arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, considera que esta medida poderá ajudar de sobremaneira os árbitros.
“Na minha opinião, não há duvida que o spray permite aos árbitros que consigam controlar de forma mais fácil as situações. Por exemplo evitar que os jogadores diminuam a distância entre a barreira e a bola numa tática que nós chamamos de “passos de pinguim”. Uma vez que a bola seja colocada na posição correta, assim como a barreira, a distância será respeitada”, referiu, em declarações citadas pelo site da UEFA.
Recorde-se que esta medida já tinha sido tomada no Mundial de futebol 2014.
Comentários