O Benfica vai querer voltar a encontrar o caminho das vitórias na receção desta quinta-feira frente ao Toulouse, isto depois do desapontante empate no terreno ''molhado' do V. Guimarães, que permitiu ao Sporting igualar as águias no comando da I Liga, sabendo-se de antemão que a equipa de Rúben Amorim soma menos um jogo.

Depois de ter caído na Liga dos Campeões, face ao terceiro lugar no grupo D, atrás do Inter e da Real Sociedad, os encarnados apontam baterias à Liga Europa onde terão pela frente o Toulouse. 14.º classificado na ligue 1. A equipa gaulesa chegou a esta fase de apuramento, depois do segundo lugar no grupo E da Liga Europa, apenas atrás do Liverpool, equipa que até bateu na fase de grupos.

Na partida em Guimarães, Roger Schmidt utilizou um ataque móvel, com João Mário, Di María e Rafa. Face ao resultado negativo no Minho, acredita-se que o treinador dos encarnados possa apostar num onze com um ponta de lança, e Arthur Cabral será provavelmente a aposta natural. O avançado atravessa um excelente momento e já marca há quatro partidas consecutivas.

Momento das equipas

O momento dos franceses não é propriamente o mais promissor. No último fim de semana, perderam em casa frente ao Nantes ficando apenas um ponto acima da 'linha de água' na liga francesa.

'Les Violets' somaram a terceira derrota consecutiva em casa, que foram intercaladas com dois triunfos fora. O Toulouse caiu assim para a 14.ª posição do campeonato, com 20 pontos, com apenas mais um do que o Laurient, que é 16.º.

Ainda assim, o Benfica não quererá subestimar a equipa francesa, que na fase de grupos da Liga Europa até bateu o todo o poderoso Liverpool de Jurgen Klopp por 3-2, após perder por 5-1 em Anfield Road.

Quanto ao Benfica, os encarnados vinham de um excelente momento, e já não perdiam um jogo desde a derrota fora de portas frente à Real Sociedad no dia 8 de novembro.

Contudo, no último fim de semana, o conjunto comandado por Roger Schmdit não foi além de um empate frente ao V. Guimarães a duas bolas, resultado que deixou o Benfica empatado no topo da I Liga com o Sporting, mas com os leões a terem um jogo a menos.

Histórico de confrontos

Em relação ao histórico frente a equipa francesas, os encarnados já bateram Marselha e Paris Saint-Germain, por duas vezes, e Saint-Étienne, Nantes, Montpellier e Bordéus, em uma ocasião.

O último duelo frente a equipas francesas aconteceu na época de 2012/13, com os encarnados a ganharam ao Bordéus, 1-0 em casa e 3-2 fora de portas. O duelo mais marcante aconteceu nas meias-finais da Taça dos Campeões europeus, de 1989/1990, com os encarnados a vencerem o Marselha numa eliminatória decidida num golo com o braço de Vata.

Quando ao Toulouse será a primeira vez que defronta uma equipa portuguesa nas competições europeias. O clube francês estreia-se numa eliminatória de acesso aos oitavos, já o Benfica está lá pela sétima vez.

A primeira eliminatória entre Benfica e Toulouse tem início na quinta-feira, a partir das 20h00, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Jogadores indisponíveis

Juan Bernat, defesa do espanhol dos encarnados, é baixa confirmada por estar a recuperar de uma lesão. Gianluca Prestianni não está inscrito nas competições por isso também não será opção.

O que dizem os treinadores

Roger Schmidt: "Na fase de eliminatórias desta competição, é claro que não podemos cometer quaisquer erros, porque não os podemos corrigir como na fase de grupos. Por isso, temos de estar preparados. Jogamos em casa e precisamos de um bom resultado."

Arbitragem

No Estádio da Luz, em Lisboa, na receção do Benfica ao Toulouse, o lituano Donatas Rumsas foi o árbitro designado. Irá ter como auxiliares os também lituanos Aleksandr Radius e Dovydas Sužiedėlis, com o neerlandês Pol van Boekel a ocupar a posição de VAR. Donatas Rumsas e Morten Krogh vão arbitrar pela primeira vez um jogo de uma equipa portuguesa.

O embate entre Benfica e Toulouse tem início na quinta-feira, a partir das 20h00, no Estádio da Luz, em Lisboa.