Este artigo tem mais de 10 anos
Benfica está nas "meias" da Liga Europa com Juventus, Valência ou Sevilha.
O Benfica, finalista vencido da última edição, conhece hoje o seu adversário nas meias-finais da Liga Europa em futebol, que sairá do trio composto pelos espanhóis de Valência e Sevilha e italianos da Juventus.
No sorteio de Nyon, na Suíça, os “encarnados” podem reeditar o confronto com a “Juve”, que bateram na mesma fase da Taça dos Campeões de 1967/68, com dois triunfos, por 2-0 em casa e por 1-0 fora, com um golo de José Torres e dois de Eusébio.
Na antecâmara da final, onde estará pela 14.ª vez, o Benfica nunca defrontou qualquer equipa espanhola, sendo que o Sevilha, “carrasco” do FC Porto nos quartos de final, é um “velho conhecido”, já que foi o primeiro adversário europeu da equipa da Luz, em 1957/58 (1-3 fora e 0-0 em casa).
Além da “Juve”, o Benfica já defrontou nas “meias” Rapid Viena (Áustria), Tottenham (Inglaterra), Feyenoord e Ajax (Holanda), Vasas Eto Gyor (Hungria), Carl Zeiss Jena (ex-RDA), Universitatea Craiova e Steaua Bucareste (Roménia), Marselha (França), Parma (Itália), Sporting de Braga e Fenerbahçe (Turquia).
Em 13 presenças nas meias-finais das taças europeias, com outros tantos adversários, a formação “encarnada” seguiu em frente em nove ocasiões e só caiu quatro vezes.
Os encontros que decidem a presença na final - a 14 de maio, em Turim, a casa da Juventus - estão agendados para 24 abril e 01 de maio.
Para hoje, está também agendado o sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões, que, a 22 e 23 de abril (primeira mão) e 29 e 30 (segunda), determinarão as equipas que jogarão a final de Lisboa, a 24 de maio, no Estádio da Luz.
O Chelsea, de José Mourinho, e o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe, estão entre os semi-finalistas, juntamente com o Atlético de Madrid, de Tiago, e o detentor do título, o Bayern Munique, de Pep Guardiola.
Comentários