A Atalanta é a grande vencedora da Liga Europa 23/24, ao vencer na final, em Dublin, o Leverkusen, até aqui invicto na temporada de 2023/24. O avançado nigeriano Ademola Lookman foi a grande figura do encontro, ao assinar os três golos da formação italiana, que pelo caminho rumo a esta conquista afastou, nos oitavos de final, o Sporting.

O Leverkusen, já com o título alemão no bolso, numa época verdadeiramente extraordinária, em que ainda não tinha sofrido qualquer derrota, partia como favorito para esta final, em Dublin. Porém, pela frente tinha uma Atalanta a realizar, também ela, uma excelente época quer a nível interno, na Serie A, quer a nível europeu, onde por duas vezes - na fase de grupos e, depois, nos oitavos de final - se superiorizou ao Sporting.

A turma germânica até foi a primeira a criar perigo.

só que Juan Musso msotrou segurança na baliza da Atalanta e logo depois a equipa italiana ganhou vantagem, no início do festival Lookamn.

Cruzamento de Zappacosta, Hien falhou o desvio e De Ketelaere caiu na área, mas a bola chegou a Lookman, que atirou à vontade para o fundo da baliza e faz o 1-0!

O Leverkusen continuou a não saber lidar com a pressão a todo o campo exercida pela Atalanta e viu o conjunto de Bergamo chegar ao 2-0 ainda antes do intervalo.

Aos 26 minutos, Lookman, verdadeiramente endiabrado, aproveitou uma perda de bola de Wirtz após o pontapé de baliza de Kovar, fletiu para dentro e rematou forte e em arco, bisando na partida.

Os novos campeões alemães mostravam-se incapazes de criar perigo, mas até voltaram para o segundo tempo com outra disposição, acercando-se mais da grande área contrária. Só que quem voltou a marcar foi a Atalanta...e Lookman.

À entrada para o quarto de hora final, saída rápida dos italianos no contra-ataque, Scamacca conduziu pelo corredor central, abriu na direita no avançado nigeriano que, num momento de inspiração (mais um), rematou forte e colocado, sem hipóteses para Kovar.

O terceiro golo de Lookman acabou com quaisquer dúvidas que ainda pudessem restar e a partir daí foi esperar pelo apito final, com jogadores e adeptos da Atalanta já em festa após conquistarem o primeiro troféu europeu da história do clube de Bérgamo.