Mais um fim de semana de muita ação nas principais Liga europeias e não só, com golos portugueses que não valeram de nada às suas equipas na La Liga espanhola, tal como não serviu de muito ao PSG um grande golo de Nuno Mendes.

No que toca a treinadores, Ruben Amorim respira um pouco melhor em Manchester, mas foi o único técnico luso a ganhar nesta ronda da Premier League. Razões para sorrir teve Abel Ferreira no Brasil, ao contrário de Paulo Fonseca, em França. Olhamos para o que fizeram treinadores e jogadores portugueses nos últimos dias nos principais campeonatos além-fronteiras.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Inglaterra: Amorim foi o único treinador luso a sorrir

Em Inglaterra, Ruben Amorim, com a corda na garganta, respirou um pouco melhor ao ver o seu Manchester United ganhar em casa, por 2-0 ao Sunderland. Bruno Fernandes foi titular, Diogo Dalot também (saiu aos 64 minutos) e os Red Devils chegaram aos 10 pontos na tabela e subiram ao 10.º lugar.

Quanto aos outros treinadores portugueses, Marco Silva viu o Fulham perder na visita ao surpreendente Bournemouth e caiu para o 14.º lugar, Nuno Espírito Santo sofreu a primeira derrota ao leme do West Ham (2-0 com o Arsenal, num jogo em que Mateus Fernandes jogou os 90 minutos pelos Hammers) depois do empate na estreia e, sem portugueses, o Wolverhampton, de Vítor Pereira (que até foi expulso), somou o segundo ponto da temporada ao empatar em casa com o Brighton.

Ruben Dias e Matheus Nunes foram titulares (Bernardo Silva entrou no decorrer do jogo) na vitória por 1-0 do Manchester City em casa de um Brentford por quem Fábio Carvalho entrou nos instantes finais. Florentino jogou os 90 minutos na derrota do Burnley com o Aston Villa, tal como João Palhinha no triunfo do Tottenham sobre o Leeds. No jogo grande da ronda, Pedro Neto esteve 75 minutos em campo no triunfo ao cair do pano do Chelsea sobre o Liverpool.

França: Golaço de Nuno Mendes não chegou para PSG vencer

Na Ligue 1, Nuno Mendes confirmou o seu grande momento de forma ao assinar um golaço, de livre direto, mas o Paris Saint-Germain ficou-se por um empate 1-1 na visita ao Lille. Gonçalo Ramos foi o único português titular nos parisienses, com Nuno Mendes e Vitinha a saltarem do banco aos 59 minutos (João Neves continua lesionado). Do lado do Lille, Félix Correia e Tiago santos (a voltar aos poucos após grave lesão) foram também suplentes utilizados.

Noutros campos, o Lyon, de Paulo Fonseca, deixou-se surpreender em casa pelo Toulouse (1-2) ao sofrer dois golos nos cinco minutos finais e não só falhou a oportunidade de subir à liderança como caiu para o quarto lugar. Afonso Moreira entrou a 12 minutos do fim, quando a sua equipa ainda vencia por 1-0. Tiago Gouveia não saiu do banco no empate do Nice com o Monaco, Rafael Luís jogou 17 minutos na goleada do Racing CS ao Angers e Anthony Lopes foi titular na baliza do Nantes e ajudou a sua equipa a segurar um nulo no terreno do Stade Brest.

Itália: Nulo entre Leão e Conceição

Na Serie A italiana, no aguardado duelo entre AC Milan e Juventus, que terminou sem golos, Rafael Leão entrou a pouco menos de meia hora do fim nos rossoneri (continuando o seu regresso progressivo após lesão), enquanto Francisco Conceição saiu aos 69 minutos na Juventus (por quem João Mário não saiu do banco). O Milan é terceiro na classificação, a Juventus quinta.

Nuno Tavares alinhou os 90 minutos no empate 3-3 da Lazio com o Torino, tal como o antigo central do FC Porto, Zé Pedro, no empate do Cagliari com a Udinese (1-1). Tiago Gabriel e Danilo Veiga também jogaram o jogo todo pelo Lecce em outro empate (1-1 com o Parma), enquanto o avançado Vitinha foi igualmente titular mas saiu aos 76 minutos na derrota do Génova com o Nápoles.

Espanha: Golos infrutíferos de André Silva e Samu Costa

Na La Liga, André Silva saltou do banco a 21 minutos do fim, marcou pelo segundo jogo consecutivo e já leva quatro golos em sete jornadas, mas o Elche perdeu 3-1 com o Alavés (Martim Neto foi outro dos suplentes utilizados pelo Elche). Quem também marcou um golo insuficiente para evitar a derrota da sua equipa foi Samu Costa, titular no desaire do Maiorca com o Atheltic Bilbau (1-2).

Igualmente titulares e igualmente derrotados foram Renato Veiga, pelo Villarreal frente ao Real Madrid, Gonçalo Guedes, pela Real Sociedad frente ao Rayo Vallecano, Domingos Duarte, pelo Getafe frente ao Osasuna, e Thierry Correia, pelo Valencia frente ao Girona (André Almeida não saiu do banco). Quem também não saiu do banco foi Fábio Cardoso na defesa do Sevilha no surpreendente triunfo por 4-1 sobre o Barcelona.

Alemanha: Assistência para Raphael Guerreiro

Na Bundesiga, Raphael Guerreiro salto do tempo perto do fim, a tempo de fazer uma assistência na vitória por 3-0 do Bayern Munique sobre o Eintracht Frankfurt, por quem Aurélio Buta jogou os 90 minutos.

Mathias Pereira Lage também jogou os 90 minutos e também perdeu, com o St. Pauli batido pelo Werder Bremen, enquanto Tiago Tomás  jogou os últimos 33 minutos na vitória do Estugarda sobre o Heidenheim. Vitoriosos foram também Fabio Baldé (suplente utilizado) e Daniel Fernandes (titular na baliza) na goleada de 4-0 do Hamburgo ao Mainz (Gui Ramos não saiu do banco e Fábio Vieira cumpriu castigo depois da expulsão na jornada passada). Em Dortmund, Fábio Silva, recém-recuperado de lesão, fez o seu segundo jogo pelo clube ao alinhar nos 9 minutos finais no empate 1-1 com o Leipzig.

Outros países: Abel sobe ao topo no Brasil

Noutros países, destaque para a Grécia, onde a armada portuguesa do Olympiacos se viu derrotada pelo PAOK (2-1), apesar de Chiquinho até ter colocado o Olympiacos na frente cedo no jogo. Na liderança está o AEK, que ganhou 3-2 fora, com João Mário a jogar os 90 minutos e Filipe Relvas a saltar do banco e a ser expulso. Na Turquia, Rafa Silva e Tiago Djaló estiveram em campo no empate do Besiktas em casa do Galatasaray, no jogo grande da ronda, enquanto o Alanyaspor, treinado por João Pereira, empatou 2-2 em casa do Gençlerbirligi e ocupa o 9.º lugar.

Já no Brasil, o Palmeiras de Abel Ferreira igualou o Flamengo (que perdeu) na liderança do Brasileirão com um fantástico triunfo por 3-2 no dérbi com o São Paulo, num jogo em que esteve a perder por 2-0. Já o Cruzeiro de Leonardo Jardim empatou em casa contra o último da tabela e falhou a aproximação ao topo, seguindo no 3.º posto. Nuno Moreira abriu caminho ao triunfo do 4.º classificado, o Vasco da Gama, sobre o Vitória (4-3).