O treinador do Maccabi Telavive, Zarko Lazetic, afirmou hoje que os israelitas têm de “estar ao melhor nível” e compactos para lutar pelo triunfo em casa do Sporting de Braga, na quinta-feira, para a Liga Europa de futebol.
Na antecâmara do encontro da jornada inaugural da fase regular da segunda mais importante competição de clubes da UEFA, o técnico sérvio afirmou que os seus pupilos devem “estar a um nível superior” daquele que apresentaram nos 11 jogos até agora realizados, apesar dos nove triunfos, melhorando sobretudo na pressão e na organização.
“Precisamos de estar a um nível superior àquele que temos mostrado. O Braga é um grande adversário. Precisamos de melhorar muitas coisas em relação ao último jogo [triunfo por 2-0 sobre o Ashdod], na pressão. Precisamos de ser compactos. Vamos defrontar uma equipa com capacidade para castigar os nossos erros. Temos de estar ao nosso melhor nível para vencer”, disse, na antevisão ao encontro.
Prestes a defrontar o conjunto 'arsenalista' pela segunda época consecutiva, depois das derrotas na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de 2023/24, pelos sérvios do Backa Topola (3-0 e 4-1), Zarko Lazetic atribuiu favoritismo aos portugueses, mas com a ressalva de que nenhuma equipa é superior ao Maccabi antes de cada jogo.
“É uma equipa muito boa, com muitos jogadores que defrontei na época passada. É uma equipa boa com bola. Tem jogadores de qualidade, especialmente Bruma e Ricardo Horta. É sempre uma equipa dura de defrontar neste estádio. Talvez seja favorita, mas, antes do jogo, não admitimos que alguém seja melhor do que nós. Estamos aqui para competir e para evoluir”, assinalou.
Ao lado do treinador de 42 anos, o médio Dor Peretz antecipou “um jogo duro contra um adversário duro”, “recheado de qualidade”, que vai obrigar o Maccabi Telavive a ser “uma equipa concentrada e focada”, em busca de “igualar o nível de intensidade do Sporting de Braga”.
Questionado sobre os efeitos da guerra em curso entre Israel e o movimento islâmico palestiniano Hamas, na sequência do ataque de 07 de outubro de 2023, e das tensões entre Israel e o movimento xiita libanês Hezbollah, o jogador de 29 anos frisou que o Maccabi vai “tentar representar Israel” o melhor possível na Liga Europa e admitiu desapontamento por os jogos na condição de anfitrião se realizarem em Belgrado, capital da Sérvia.
“Há uma guerra que já dura há quase um ano. Os soldados estão a fazer tudo para servir o país e manter o controlo da situação. Estamos a tentar representar Israel, jogando futebol. Temos de fazer o melhor pelo nosso país, pelos nossos amigos. É desapontante não podermos acolher os jogos em casa no nosso país”, disse.
O Maccabi Telavive, de Israel, defronta o Sporting de Braga em desafio da primeira jornada da fase regular da Liga Europa, agendado para as 20:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, sob arbitragem do esloveno Matej Jug.
Comentários