O Basileira apurou-se esta quinta-feira para as meias-finais da Liga Europa, ao eliminar o Tottenham de André Villas-Boas nas grande penalidades, por 4-1.
As duas equipas tinham empatado a dois golos na primeira-mão, resultado que se verificou novamente no final dos 90 minutos em Basileia, que obrigou a prologamento e grandes penalidades.
Tal como na primeira-mão, as duas equipas mostraram-se extremamente eficazes e das poucas vezes que chegaram à baliza houve golo.
Sem Gareth Bale, lesionado, Aron Lennon e Defoe, mostrou-se muito dependente do galês, quanto mais não seja nos seus momentos de inspiração individual.
Ainda assim, os spurs colocaram-se em vantagem em Basileia, aos 23 minutos, com um golo de Dempsey. Falha da defesa suíça no corte ao passe de Vertonghen para Dempsey e os ingleses colocavam-se em vantagem na eliminatória.
Não durou muito, já que Salah aproveitou o adormecimento da defesa do Tottenham e voltou a colocar tudo empatado.
Com a chegada da segunda parte, veio a reviravolta no marcador, na cobrança de uma canto. Dragovic aproveitou da melhor forma uma defesa ‘à queima-roupa’ para fazer os helvéticos sonharem. O mesmo Dragovic esteve muito perto de quase sentenciar a eliminatória aos 57’, com um cabeceamento a passar muito perto.
Só que quando se pensava que seria o Basileia a chegar às meias-finais, eis que Dempsey decidiu imitar-se e aos 82’ empatou o jogo e de novo a eliminatória em 4-4.
Antes do encontro ir para prolongamento, André Villas-Boas viu Vertonghen ser expulso por falta sobre um jogador do Basileia, que ia isolado, com Olegário Benquerença a não ter dúvidas.
No prolongamento, onde se notou o desgate de ambas as equipas, o Basileia teve mais forte, ainda assim, e logo no inico El Nenny acertou no poste. A fechar seria Frei, com a defesa do Tottenham a corta in extremis uma bola que levava selo de golo.
Na marcação das grande penalidades, o Basileia não tremeu e acertou quatro em quatro. Do lado dos spurs, Huddlestone e Adebayor, o primeiro por defesa do guarda-redes, o segundo por ter atirado para fora, desperdiçaram as oportunidades.
O Basileia junta-se a Benfica, Chelsea e Fenerbahçe nas meias-finais da prova, cujos jogos se realizam a 25 de abril e a 2 de maio.
Comentários