A UEFA instaurou esta sexta-feira um processo disciplinar a José Mourinho, treinador português da Roma, devido ao uso de "linguagem abusiva e insultuosa" para com o árbitro Anthony Taylor, que dirigiu a final da Liga Europa entre o clube italiano e o Sevilha, na passada quarta-feira.

"O Comité de Controle, Ética e Disciplina da UEFA (CEDB) decidirá sobre o assunto em tempo de oportuno", explica em comunicado o organismo máximo do futebol europeu.

Mourinho, recorde-se, deixou na conferência de imprensa após o jogo frente ao Sevilha duras críticas ao árbitro inglês Anthony Taylor, acusando-o de parecer "espanhol", e dirigiu-se depois ao árbitro na garagem da Puskas Arena com palavras insultuosas.

A Roma poderá também vir a ser sancionada por “conduta imprópria da equipa”, distúrbios do público, danos causados em propriedade, arremesso de objetos e utilização de pirotecnia.

Quanto aos espanhóis, o arremesso de objetos, pirotecnia e conduta imprópria da equipa juntam-se à invasão do recinto de jogo por parte de adeptos.