Este artigo tem mais de 10 anos
Na Luz, marcaram Garay, Lima e Tevez. Em Sevilha, Mbia e Bacca.
A primeira mão das meias-finais da Liga Europa de futebol terminou com o fator casa a "mandar" em Lisboa e Sevilha, dando vantagem na eliminatória a Benfica e Sevilha, mas com resultados que podem ser anulados.
No estádio da Luz, o Benfica impôs-se à Juventus por 2-1 e viaja para Turim sabendo que a passagem à final está segura por muito pouco. No Ramón Sánchez Pizjuán, a festa também foi dos homens da casa, só que aqui por mais confortáveis 2-0, números que ainda não colocam o Valência fora da "corrida".
O Benfica adiantou-se cedo, chegando ao golo logo no segundo minuto, com o golo de cabeça de Garay. Depois, teve pela frente uma equipa apostada em discutir a eliminatória já em Lisboa e que com naturalidade chegou ao empate, aos 73 minutos, através de Carlos Tevez.
A Juventus controlou mais, rematou mais e foi mais rigorosa no plano tático, mas isso não chegou e acabou por sair derrotada da Luz, graças a um momento inspirado do ataque do Benfica, que culminou com um fenomenal "tiro de canhão" de Lima, aos 84, vinte minutos depois de entrado no jogo.
Excelente aproveitamento do ataque "encarnado", que fez golo nas duas vezes em que conseguiu remates centrados à baliza de Buffon.
A vantagem é, por enquanto, do Benfica, segura por um "fiozinho" e perfeitamente anulável no jogo da segunda mão, quando o favorito da prova jogar no seu estádio, justamente aquele que receberá depois a final da prova.
Quanto à eliminatória espanhola, também está em aberto e em Valência a vantagem de 2-0 dos andaluzes pode igualmente não chegar.
O Sevilha, hoje com os portugueses Beto e Daniel Carriço na equipa inicial, chegou ao intervalo a ganhar por 2-0, após o que quebrou ligeiramente, ao mesmo tempo que o Valência, com João Pereira, reagiu bem.
O Valência tem razão de queixa no primeiro golo, já que, aos 33 minutos, Mbia estava em fora de jogo, mas o segundo tento, volvidos três minutos, pelo "inevitável" Bacca, é indiscutível.
A segunda mão disputa-se a 1 de maio, em Turim e Valência.
Comentários