O avançado brasileiro Tetê, de 22 anos, é reforço do Lyon até final da época, com o jogador a chegar ao clube francês por empréstimo dos ucranianos do Shakhtar Donetsk e ao abrigo do regime de exceção.
“O Olympique Lyonnais informa da chegada, até 30 de junho, do extremo direito brasileiro Tetê, do Shakhtar Donetsk (Ucrânia), em concordância com o recente sistema posto em prática pela FIFA e validado pela UEFA”, indicou o Lyon.
A invasão russa da Ucrânia levou a FIFA a anunciar no início de março a possibilidade de os jogadores estrangeiros que atuavam no campeonato ucraniano poderem assinar por outros clubes até final da época.
Tetê, internacional sub-23 pelo Brasil, chegou já em março a ser dado pela imprensa brasileira como possível reforço do Benfica, face a uma dívida do Shakhtar Donetsk para com o clube ‘encarnado’.
O jogador brasileiro está em Donetsk desde abril de 2019, onde cumpria a sua quarta época e depois de se ter transferido da equipa de sub-23 do Grémio, clube em que fez a formação desde as camadas mais jovens.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que matou pelo menos 1.189 civis, incluindo 108 crianças, e feriu 1.901, entre as quais 142 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.
A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de quatro milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.
A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Comentários