Um golo solitário do internacional português Gelson Martins deu hoje a vitória ao Mónaco na visita ao Marselha, na 27.ª jornada da Liga francesa de futebol, antes de os monegascos defrontarem o Sporting de Braga na Liga Europa.
Aos 59 minutos, o extremo voltou aos golos, dado que estava sem marcar desde 05 de dezembro de 2021, na recarga a um remate do alemão Kevin Volland que acertou no poste.
Validado mais tarde pelo vídeo-árbitro, depois de ter sido inicialmente anulado, o tento valeu aos monegascos a subida ao oitavo lugar, a três pontos dos lugares europeus, numa vitória importante.
A equipa do Principado, que quinta-feira joga em Braga para os ‘oitavos’ da Liga Europa, aproveitou a derrota do Lens no sábado, com o Brest (1-0), para escalar uma posição, somando 41 pontos, os mesmos do Lyon, que é nono e adversário do FC Porto também na Liga Europa.
Os marselheses eram favoritos, pelo fator casa e por ocuparem um lugar no pódio, mas somaram o terceiro jogo seguido sem vencer, caindo para o terceiro posto, dada a vitória do Nice, que subiu a segundo, face ao líder Paris Saint-Germain.
Os campeões seguem líderes de forma muito destacada, com 62 pontos, mas a vitória pela margem mínima do Nice colocou-os no segundo posto com 49, contra 47 do Marselha.
Antes, o médio português Renato Sanches desbloqueou um triunfo que se tornou fácil para o campeão francês Lille, ao assistir Jonathan Bamba com um cruzamento bem medido logo aos três minutos, a abrir uma vitória por 4-0 na receção ao Clermont.
Já depois de Ahmed ter sido expulso nos forasteiros, aos 68 minutos, Sanches combinou com o canadiano Jonathan David, assistindo o 2-0 com um passe de calcanhar, antes de o turco Çelik, numa recarga, aos 84, e do kosovar Zhegrova, aos 90, fecharem a goleada.
O resultado deixa a equipa do Lille, que contou com outros três portugueses no ‘onze’, no caso o ‘capitão’ José Fonte, Tiago Djaló e Xeka, no sétimo lugar, com 42 pontos, a cinco do Marselha, que é terceiro e ocupa o último lugar de acesso à Liga dos Campeões. O Clermont é 15.º, com 28.
Com 42 pontos está também o Nantes, no sexto lugar, depois de hoje ter vencido por 2-0 o Montpellier, com tentos de Kolo Muani, aos 69 minutos, e Geubbels, aos 90+2. O Montpellier perdeu o segundo jogo seguido e é 11.º.
A terceira vitória seguida na ‘Ligue 1’ permitiu ao Rennes reforçar o quarto lugar, ao bater o 14.º Angers por 2-0 em casa, graças a tentos de Bourigeaud, aos 33 minutos, e Laborde, aos 87.
Abaixo, em quinto, o Estrasburgo ‘descolou’, ficando a dois pontos do quarto posto, ao empatar a uma bola na visita ao Reims, que segue ‘tranquilo’ em 13.º, após somar o terceiro jogo sem perder.
Um golo de Bouanga bastou para o Saint-Étienne vencer o Metz, em duelo de ‘aflitos’, e sair da zona de descida, na qual continua ‘afundado’, na 20.ª e última posição, o Bordéus, que, sem o lesionado Ricardo Mangas, perdeu na receção ao Troyes (2-0).
Os ‘girondinos’ somam 22 pontos no último lugar, os mesmos do 19.º Metz, com o Lorient em 18.º, com 24, em posição de ‘play-off’ de manutenção/subida.
Comentários