O internacional argelino Nabil Bentaleb regressou hoje à competição e marcou o primeiro golo do Lille na vitória por 2-0 ante o Rennes, na Liga francesa de futebol, oito meses após um ataque cardíaco.

O argelino é o primeiro jogador em França a jogar com um desfibrilhador subcutâneo, tendo entrado em campo aos 76 minutos para marcar aos 80, abraçando companheiros de equipa e equipa técnica.

“São coisas difíceis de descrever, é uma emoção forte para todos”, descreveu o treinador do Lille, Bruno Genesio.

O médio de 30 anos, companheiro de equipa dos portugueses Tiago Santos e André Gomes, que hoje entrou aos 90, teve uma paragem cardíaca durante um jogo com amigos, em 18 de junho de 2024, e esteve em coma induzido durante dois dias, encetando uma recuperação até este mês, quando voltou aos treinos.

“Este é um momento que ficará gravado na nossa temporada, na história do clube, nas mentes de todos os que hoje jogaram, e inevitavelmente na vida de Nabil, por muito, muito tempo”, acrescentou Genesio.

O triunfo, confirmado com o golo de Chuba Akpom, aos 86, ajudou os ‘dogues’ a segurarem o quinto lugar da Liga francesa.