Este artigo tem mais de 11 anos
Os parisienses esperam por um deslize do Lyon no reduto do Ajaccio.
O Paris Saint-Germain (PSG) goleou hoje o Toulouse, fora, por 4-0, em jogo da 23.ª jornada da Liga francesa de futebol, isolando-se provisoriamente na liderança, com mais três pontos do que o Lyon, que só joga no domingo.
Foi um triunfo muito fácil para o PSG, que começou a ser desenhado logo aos quatro minutos, com um golo totalmente argentino, congeminado por Ezequiel Lavezzi e finalizado pelo seu compatriota Javier Pastore.
O internacional português Yannick Djaló foi titular, jogando encostado ao flanco direito, mas, à semelhança de toda a equipa do Toulouse, esteve desinspirado e acabou por ser sacrificado por causa da expulsão do seu colega Cheikh M’Bengue, tendo sido substituído após o intervalo pelo defesa Jean Akpa-Akpro.
O Toulouse ainda conseguiu reagir e pressionar o PSG, mas o segundo golo dos parisienses, aos 36 minutos, de autoria do melhor marcador do campeonato gaulês com 20 golos, o sueco Zlatan Ibrahimovic, a passe do parceiro de ataque, o brasileiro Lucas Moura, foi o início do descalabro para os donos da casa.
Quatro minutos volvidos, o lateral esquerdo do Toulouse, o senegalês Cheikh M’Bengue, deitou tudo a perder ao derrubar por trás Javier Pastore, o que lhe valeu o segundo cartão amarelo – o primeiro foi-lhe exibido aos 27 minutos – e a consequente expulsão, deixando a sua equipa em inferioridade numérica.
A segunda parte foi para cumprir calendário, com o PSG a gerir a vantagem e a tirar partido da tranquilidade que o resultado lhe conferia, acabando com naturalidade por marcar mais dois golos. O terceiro, pelo defesa Mamadou Sakho, aos 70 minutos, de novo a passe do brasileiro Lucas Moura, e o quarto, por outro defesa, o holandês Gregory van der Wiel, aos 73, após uma grande jogada à linha de fundo do incontornável Ibrahimovic, que ofereceu o golo numa “bandeja” ao colega.
O PSG aguarda agora pelo desfecho da deslocação do Lyon, que soma 45 pontos, menos três do que a equipa parisiense, ao terreno do Ajaccio, no domingo, e pela receção do Marselha, que contabiliza 42 pontos, ao Nancy, no mesmo dia, numa a luta a três pelo título que promete perdurar até ao fim do campeonato.
A 23.ª jornada prossegue no sábado com os jogos Lorient-Rennes, Bordéus-Valenciennes, Brest-Nice, Sochaux-Saint-Étienne, Lille-Troyes, e Bastia-Evian, e encerra no domingo com as partidas Ajaccio-Lyon, Montpellier-Reims e Marselha-Nancy.
Comentários