A Inglaterra vai estar na fase final do Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar, depois de esta segunda-feira ter ido a San Marino vencer por categóricos 10-0, segurando assim o primeiro lugar no seu grupo de qualificação. No segundo lugar ficou a Polónia, treinada pelo português Paulo Sousa, que terá assim de disputar o 'play-off'.
À entrada para esta derradeira jornada, a Inglaterra somava mais três pontos do que a Polónia, pelo que um ponto na visita à modesta seleção de San Marino lhe bastava para garantir, sem sobressaltos, o apuramento. Mas acabou por selar esse apuramento em grande estilo, com uma dezena de golos sem resposta, enquanto a Polónia - que já tinha pelo menos o 2.º lugar garantido - até acabou por perder em casa com a Hungria.
Kane marcou quatro
Aos 15 minutos, a Inglaterra já vencia por 2-0, graças a um golo de Maguire e a um autogolo de Fabbri. Estava dado o mote para o que se viria a seguir, com mais quato golos ainda no primeiro tempo, com assinatura de apenas um homem: Harry Kane (fez 'poker' no espaço de meia hora, com dois golos de penáltis e outros dois de bola corrida.
Depois, na segunda parte, a Inglaterra continuou a acelerar e marcou por mais quatro vezes. Os autores dos tentos foram Smith Rowe, Mings, Tammy Abraham e Saka.
Polónia derrotada mas tranquila no 'play-off'
Quanto à Polónia, viu-se surpreendida na receção a uma Hungria que fecha esta fase de qualificação em boa forma, mas uma boa forma que surgiu tarde demais.
Ciente de que só um milagre - derrota da Inglaterra em San Marino e vitória sobre a Hungria - lhe daria o apuramento direto, a seleção orientada por Paulo Sousa viu-se em desvantagem aos 37 minutos, com Schafer a inaugurar o marcador para a Hungria.
Swiderski ainda empatou para os polacos, a meio da segunda parte, mas Gazdag recolocou os húngaros na frente à entrada para os dez minutos finais.
Na classificação deste Grupo I, a Inglaterra terminou assim no primeiro lugar, com 26 pontos, mais seis do que a Polónia, 2.º classificada e relegada para o 'play-off'. A Hungria foi quarta, com 17 pontos, atrás da Albânia, que também esta segunda-feira derrotou Andorra por 1-0.
Comentários