
A penúltima jornada da fase de qualificação sul-americana para o Mundial 2026 ditou o apuramento de mais três seleções: Colômbia, Uruguai e Paraguai.
A Colômbia venceu em casa a Bolívia por 3-0. Dois antigos jogadores do FC Porto - James Rodríguez e Juan Fernando Quintero - marcaram, , com Jhon Córdoba a assinar o outro golo. O benifquista Richard Rios foi titular, enquanto o sportinguista Luís Suárez não saiu do banco.
Quanto ao Uruguai, venceu, também por 3-0 e também fora de portas, o Peru. Marcaram Rodrigo Aguirre, Giorgian de Arrascaeta e Federico Viñas, num jogo em que Rodrigo Zalazar, do SC Braga, foi suplente utilizado.
O Paraguai, por seu lado, selou o apuramento com um empate a zero frente ao Equador.
Para a Colômbia, esta será a sua sétima presença em fases finais de Campeonatos do Mundo, enquanto o Paraguai volta a apurar-se deopis de ter falhado a presença nas últimas três edições e vai estar numa fase final pela nona vez. O Uruguai, campeão do mundo em 1930 e 1950, vai estar presente numa fase final de um Mundial pela 15.ª vez.
Já apurados nesta fase de qualificação sul-americana estavam Argentina (que na última noite recebeu e venceu a Venezuela por 3-0), Brasil (que recebeu e venceu o Chile por 3-0) e Equador.
Falta apenas definir quem fica no 7.º lugar, que confere presença no play-off de apuramento intercontinental. Para já, a Venezuela ocupa esse posto, com 18 pontos, contra 17 da Bolívia, que é 8.ª. Na derradeira jornada, dia 10, os venezuelanos recebem a Colômbia, enquanto os bolivianos recebem o Brasil.
Comentários