O jovem de origem cabo-verdiana, famoso pelos saltos mortais no festejo dos golos, impôs-se finalmente nos "red devils", transpirando uma auto-confiança que o tornou decisivo na equipa.
Na selecção foi utilizado em 11 dos 12 desafios de qualificação, sendo titular em sete.
O extremo, que foi titular nos dois jogos do "play-off" com a Bósnia-Herzegovina, marcou por duas vezes a Malta e uma à Dinamarca, na derrota 2-3 em Lisboa - com os três golos foi o segundo melhor marcador, só superado por Simão, com quatro.
Nani também foi o segundo assistente, com três passes para golo (Deco fez quatro), destacando-se aqueles para os tentos decisivos de Bruno Alves e Raul Meireles, nos dois triunfos 1-0 com a Bósnia-Herzegovina.
Dotado de uma técnica acima da média, com rapidez e imprevisibilidade no seu futebol, Nani também se destaca pela qualidade de remate, pelo que amiúde faz golos de excelente execução.
Luís Carlos Almeida da Cunha, conhecido no futebol por Nani, nasceu na cidade da Praia, em Cabo Verde, mas cedo veio viver para Portugal: o Sporting descobriu-o em 2003, concluiu a sua formação e promoveu-o ao plantel principal em 2005.
Depois de duas épocas em que mostrou excelentes dotes, o Manchester United, que já tinha "pescado" Cristiano Ronaldo em Alvalade, pagou 25,5 milhões de euros para contar com Nani.
As duas primeiras épocas no "teatro dos sonhos" não foram fáceis, mas o treinador Alex Ferguson confiava que a terceira ia marcar a afirmação definitiva do seu pupilo e ganhou a aposta - já este ano, o clube renovou-lhe o contrato.
A estreia pela selecção aconteceu em 2006, num particular com a Dinamarca (4-2): actualmente soma 34 internacionalizações e seis golos.
Nome: Luís Carlos Almeida da Cunha "NANI".
Data de Nascimento: 17 Novembro de 1986 (23 anos).
Naturalidade: Praia (Cabo Verde).
Clube: Manchester United (Inglaterra).
Posição: Extremo.
Percurso: Sporting (2005-2007) e Manchester United, Ing (desde 2007).
Internacionalizações/golos: 34/6.
Passado no mundial (jogos): Nenhum.
Títulos mais importantes: Taça de Portugal (2007), campeão de Inglaterra (2008 e 2009), Taça da Liga inglesa (2009), Supertaça de Inglaterra (2007 e 2008), Liga dos Campeões (2008) e Mundial de clubes (2008).
Comentários