A Federação Saudita de Futebol (SAFF) enviou hoje à FIFA uma carta de intenções e uma declaração assinada para apresentar a sua candidatura à organização do Campeonato do Mundo de 2034.

O envio desta documentação, assinada por Yasser Al Misehal, presidente da SAFF, é a confirmação oficial do anúncio feito na última quarta-feira e do compromisso do país em aceder ao processo de candidatura estabelecido pela FIFA.

A SAFF considera, através de um comunicado oficial, que este projeto “reflete os objetivos da nação de desbloquear novas oportunidades no futebol a todos os níveis e o seu compromisso em apoiar o crescimento do belo jogo em todos os cantos do planeta”.

"Inspirada na transformação social e económica da Arábia Saudita no âmbito da Visão 2030, bem como no amor de longa data do país pelo belo jogo, a candidatura da Arábia Saudita a 2034 visa dar as boas-vindas ao mundo e promete um evento emocionante e memorável para os adeptos", acrescenta na mesma nota.

Para o presidente da Federação saudita, Yasser Al Misehal, organizar o Mundial2034 é o convite do país ao mundo para “testemunhar o desenvolvimento da Arábia Saudita, vivenciar a sua cultura e fazer parte da sua história”, ao mesmo tempo que se compromete em “apresentar a candidatura mais competitiva possível e que contribuirá para unir o mundo através do futebol”.

No seu anúncio, a SAFF recordou que assim que declarou a sua intenção, mais de 70 associações FIFA de todo o mundo prometeram publicamente o seu apoio, além de que numerosos eventos desportivos internacionais, tanto nas categorias femininas como masculinas, têm sido realizados na Arábia Saudita.