A Croácia é a primeira seleção a subir ao pódio deste Mundial, após bater Marrocos por 2-1 em jogo de disputa pelo terceiro lugar, no jogo que antecede a grande final (domingo, 15 horas) entre Argentina e França.
Gvardiol e Oršic fizeram os golos para a seleção europeia, enquanto, pelo meio, Dari ainda deu esperança para os africanos.
A Croácia iguala assim o resultado alcançado no Mundial de 1998, em França, mas atrás do feito em 2018, na Rússia, que perdeu na final. Em ambas as ocasiões foram derrotados pelos franceses.
No jogo deste sábado, os croatas tiveram pela frente a grande surpresa deste Mundial, a seleção de Marrocos, a primeira equipa africana a chegar às meias-finais de um campeonato do mundo e que eliminou Portugal da competição.
Quanto ao onze inicial, houve várias alterações na equipa europeia, que jogou com uma linha de três centrais. Juranovic, Lovren, Sosa, Brozovic e Pasalic ficaram no banco. Do lado de Marrocos, Regragui deixou Ounahi no banco, tal como Saiss e Aguerd, enquanto o lesionado Mazraoui ficou de fora da ficha de jogo.
No Estádio Internacional Khalifa, em Al-Rayyan, a Croácia marcou cedo, aos sete minutos, na sequência de um livre, Perisic amorteceu de cabeça para Gvardiol, que finalizou da melhor forma, batendo o guarda-redes Bono.
Contudo, a tranquilidade croata durou pouco tempo, uma vez que a seleção africana chegou ao empate dois minutos depois. Também num livre, Majer tentou cortar ao primeiro poste, mas a bola sobrou para Dari, que cabeceou certeiro.
As melhores imagens do encontro
Perto do intervalo, Livaja entregou a bola a Orsic e este rematou cruzado, a bola bateu no poste mas, mesmo assim, acabou por entrar.
A reta final do jogo ficou marcada por uma maior tensão dos dois lados. Aos 75 minutos, Hakimi pediu grande penalidade depois de sofrer um encosto nas costas de Petkovic fora da área. O árbitro mandou seguir. Dez minutos depois, os marroquinos voltaram a protestar uma falta assinalada a Amallah sobre Petkovic. Aos 90', Marrocos voltou a pedir penálti, o árbitro ainda ouviu o VAR, mas mandou seguir novamente. Os jogadores tinham reclamado uma mão de Petkovic.
As duas equipas já se tinham encontrado na fase de grupos, num encontro que terminou empatado a zero, na estreia das duas equipas no Qatar.
Depois de vencer o Grupo F, Marrocos eliminou a Espanha (0-0, 3-0 nos penáltis) e Portugal (1-0), antes de cair aos pés da campeã mundial França, enquanto a Croácia, segunda da mesma 'poule', afastou o Japão (1-1, 3-1 nos penáltis) e o Brasil (1-1 após prolongamento, 4-2 nos penáltis).
Comentários