
Donald Trump colocou em causa a organização do Campeonato do Mundo de futebol, que decorrerá nos EUA, México e Canadá no próximo verão. O presidente dos Estados Unidos da América ameaça mudar as sedes "governadas por lunáticos de esquerda" por entender que as mesmas são inseguras.
"Estas cidades são governadas por lunáticos de esquerda que não sabem o que fazem. Vamos assegurar que estes jogos se realizem em condições seguras. Se considerarmos que uma cidade pode ser minimamente insegura para o Mundial, transferiremos os jogos para outra cidade", garantiu Donald Trump na Casa Branca, em declarações reproduzidas pelo New York Times, quando foi questionado sobre os jogos programados em Seattle e São Francisco.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Em Seatle, o Lumen Field em Washington receberá seis partidas, o Levi's Stadium em São Francisco, Califórnia, será palco de seis encontros do Mundial 2026. Estes dois estados são governados por democratas. Trump é republicano.
Em declarações produzidas na Sala Oval, Trump garantiu que "o Mundial será seguro", mas que não pensará duas vezes se entender que deve mudar os locais dos jogos.
"O Mundial será seguro. Se eu considerar que não o é, mudaremos os jogos para outras cidades. Mas espero que isso não aconteça", desejou.
As ameaças de mudanças de sedes foram estendidas também aos Jogos Olímpicos de 2028, que serão realizadas em Los Angeles.
"Se considerarmos que uma cidade vai ser, mesmo que minimamente, insegura para o Mundial ou para os Jogos Olímpicos, mas especialmente para o Mundial, já que a competição se estende por tantas cidades, não permitiremos que os jogos se realizem; vamos adiá-los", atirou, de pronto.
O Mundial de 2026 será disputado em 11 cidades dos Estados Unidos, duas do Canadá e três do México. O sorteio da fase final da prova está marcado para 5 de dezembro, em Washington.
Comentários