A FIFA revelou, esta tarde, os procedimentos para o sorteio do Mundial de 2026, que será disputado pela primeira vez por 48 seleções. As seleções serão colocadas em 12 grupos de quatro equipas cada.
Pela primeira vez, as quatro seleções mais bem classificadas do atual ranking FIFA - Espanha, Argentina, França e Inglaterra - não se poderão defrontar antes das meias-finais da prova. Mas esta regra só se aplica se as quatro seleções citadas vencerem os respetivos grupos na primeira fase do Mundial 2026.
Assim, Espanha (primeiro cabeça de série) e Argentina (segunda cabeça de série) serão emparelhadas e sorteadas em metades opostas do quadro do sorteio. O mesmo acontecerá com a França, terceira cabeça de série, e Inglaterra, quarta cabeça de série.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Com a esta regra, a FIFA evite que as seleções mais cotadas no ranking mundial se defrontem em fases prematuras do Mundial 2026, guardando assim os duelos de maior cartaz para as últimas fases a eliminar, antes da final.
O Mundial de 2026 será disputado nos EUA, México e Canadá. O sorteio da fase final da prova terá lugar no dia 05 de dezembro, às 17h00, hora de Portugal continental, no Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy, em Washington, EUA.
Procedimentos do sorteio
Os procedimentos do sorteio final estabelecem que os países-sede — Canadá, México e Estados Unidos — serão alocados no pote 1. As outras 39 seleções classificadas serão distribuídas nos quatro potes de 12 equipas cada, de acordo com o Ranking Mundial Masculino da FIFA publicado na quarta-feira, 19 de novembro de 2025.
Por fim, as duas vagas referentes ao play-off intercontinental, assim como as quatro vagas do play-off europeu, serão alocadas no pote 4.
Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha
Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; Irão; República da Coreia; Equador; Áustria; Austrália
Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Qatar; Arábia Saudita; África do Sul
Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova Zelândia; vagas A, B, C e D do play-off europeu europeia; vagas 1 e 2 do play-off intercontinental
O sorteio começará com todas as seleções do pote 1 sendo distribuídas nos grupos A a L. Em seguida, serão sorteados os potes 2, 3 e 4, nessa ordem.
Restrições do sorteio
No pote 1, Canadá, México e EUA — por serem países-sede — serão identificados por bolas de cores diferentes e, conforme forem sorteados, serão automaticamente posicionados em A1 (México ― bola verde), B1 (Canadá ― bola vermelha) e D1 (EUA ― bola azul), conforme estabelecido na tabela de jogos divulgada em 4 de fevereiro de 2024. As outras nove seleções mais bem posicionadas do pote 1 serão identificadas por bolas da mesma cor e alocadas automaticamente na posição 1 do grupo ao qual forem designadas.
Para garantir equilíbrio competitivo, dois caminhos distintos até as semifinais foram estabelecidos durante o desenvolvimento da tabela de jogos. Para assegurar uma distribuição equilibrada das seleções, as quatro equipas mais bem colocadas no Ranking Mundial Masculino da FIFA, no momento do sorteio, as seguintes restrições: a seleção mais bem colocada (Espanha) e a segunda (Argentina) serão sorteadas em caminhos opostos, e o mesmo princípio se aplicará à terceira (França) e à quarta (Inglaterra). Isso garante que, caso vençam os seus grupos, as duas seleções mais bem colocadas não se enfrentem antes da final.
Nos potes 2, 3 e 4, a posição de cada seleção dentro do grupo será determinada conforme um padrão de alocação previamente definido. O padrão de alocação está detalhado na tabela incluída no documento oficial dos procedimentos do sorteio. A posição de cada equipa dentro do grupo será então determinada pelo pote do qual ela for sorteada e pelo grupo no qual for alocada.
Em princípio, nenhum grupo poderá ter mais de uma equipa da mesma confederação. Essa regra aplica-se a todas as confederações, exceto a UEFA, que contará com 16 seleções classificadas. Cada grupo deve ter pelo menos uma e, no máximo, duas equipas da UEFA.
Para as duas vagas do play-off intercontinental da FIFA, visando o cumprimento do princípio geral da FIFA — que determina que nenhum grupo pode ter mais de uma equipa da mesma confederação —, a restrição de confederação será aplicada às três seleções que compõem cada um dos caminhos relacionados às duas vagas do play-off intercontinental da FIFA no pote 4.
Comentários