A fase europeia de qualificação para o Mundial2014 de futebol arrancou esta sexta-feira com as principais seleções a somarem triunfos, sendo a Itália a única a fugir à regra, com um empate (2-2) na Bulgária.

Em Sofia, a seleção búlgara, longe de outros tempos em que chegou mesmo a ser quarta classificada no Campeonato do Mundo de 1994, fez frente à “squadra azzurra”, finalista do último Euro2012, e lançou um aviso no Grupo B.

Sob o comando do antigo avançado Luboslav Penev, a Bulgária esteve em vantagem, graças a um golo de Manolev aos 30 minutos, mas a Itália deu a volta ao marcador ainda na primeira parte, com um “bis” do ítalo-argentino Pablo Osvaldo.

Na segunda parte, Milanov refez a igualdade e o resultado final, deixando a Arménia como o líder surpresa da “poule”.

A seleção arménia foi a Malta vencer por 1-0 e subiu provisoriamente ao primeiro lugar, já que a Dinamarca e República Checa ficaram de fora desta jornada.

No Grupo F, Portugal cumpriu os requisitos mínimos e foi vencer ao Luxemburgo por 2-1, com golos de Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga, não se livrando se apanhar um valente susto quando Daniel Da Mota colocou a equipa da casa em vantagem nos primeiros minutos.

Com este triunfo, a equipa de Paulo Bento igualou a Rússia na liderança, que hoje venceu a Irlanda do Norte, por 2-0, na estreia do técnico Fabio Capello em jogos oficiais.

Longe de brilhar esteve também a Alemanha, que em Hanover “apenas” venceu as Ilhas Faroe, uma das equipas mais fracas da Europa, por 3-0, com Mehmet Ozil a bisar.

Os germânicos assumiram a liderança do Grupo C na companhia da Irlanda que sofreu, e muito, no Cazaquistão.

A formação da casa esteve em vantagem no marcador até aos minutos finais, graças a um golo de Nurdauletov na primeira parte, mas Robbie Keane (89 minutos) e Kevin Doyle (90) protagonizaram uma reviravolta história no marcador, dando o triunfo por 2-1 à Irlanda.

No Grupo H, a Inglaterra foi responsável por uma das goleadas da jornada, ao vencer por 5-0 na Moldávia, com o médio Frank Lampard, que falhou o Euro2012 devido a lesão, em “grande” ao assinar dois golos.

Mais dificuldade teve a França, que venceu na Finlândia por 1-0, com um tento solitário de Diaby aos 20 minutos, e assumiu o primeiro lugar do Grupo I, que inclui a campeã mundial, a Espanha, que ficou isento desta ronda.

A Holanda, que foi eliminada por Portugal no Euro2012 e saiu do torneio com vários problemas entre jogadores e técnico, arrancou a campanha para o Mundial2014, agora sob o comando de Louis Van Gaal, com um triunfo por 2-0 na receção à Turquia, no Grupo B.

Por seu lado, a Grécia, treinada pelo português Fernando Santos, foi vencer à Letónia por 2-1, e partilha a liderança do Grupo G com a Bósnia-Herzegovina.

A equipa bósnia protagonizou a maior goleada da jornada ao “esmagar” o Liechtenstein por 8-1, com Dzeko e Ibisevic, ambos, a assinarem “hat-tricks”.