
O Uruguai, duas vezes campeão do mundo, a Colômbia e o Paraguai foram as mais recentes seleções a carimbar o passaporte para o Mundial 2026, que terá lugar nos EUA, México e Canadá.
Ao todo, entre os vários continentes, são já 13 as seleções com lugar garantido na fase final do próximo Campeonato do Mundo, o primeiro a contar com 48 seleções finalistas.
Uruguai, Colômbia e Paraguai juntaram-se a Brasil, Equador e Argentina (América do Sul), Austrália, Coreia do Sul, Irão, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia) e Nova Zelândia (Oceânia). Estes 13 países juntam-se no lote de seleções com lugar garantido na fase final aos organizadores - Canadá, EUA e México, com entrada direta - perfazendo um total de 16 seleções já com presença garantida.
Europa ainda a dar os primeiros passos
Se na América do Sul já está tudo praticamente definido, na Europa, por exemplo, ainda mal se começou. Portugal e as outras seleções que chegaram longe na última edição da Liga das Nações, por exemplo, só entram em cena esta semana e as decisões estão ainda bem distantes para se saber quem garantirá as 16 vagas em aberto.
Primeiros apurados de África conhecidos esta semana
Também em África ainda não há apurados. Porém, os jogos desta semana irão ditar as primeiras seleções apuradas. São nove vagas diretas em aberto, podendo ainda outra seleção africana garantir uma vaga via play-off intercontinental.
Comentários