O norte-irlandês Brendan Rodgers, técnico da equipa de futebol do Swansea nas duas últimas épocas, é o novo treinador do Liverpool, anunciou hoje o clube de Anfield Road.

Rodgers, de 39 anos, sucede a Kenny Dalglish, que foi despedido em 16 de maio depois de mais uma época dececionante dos “reds”, oitavos classificados na Liga inglesa, o pior lugar desde 1994.

«Fui abençoado com esta oportunidade», disse Rodgers, que conseguiu conduzir o Swansea à "Premier League" e, já neste escalão, registou vitórias frente a clubes como o Arsenal e o Manchester City, tendo ainda vencido um jogo e empatado outro nos dois confrontos com o Liverpool para o campeonato.

O técnico disse ainda estar «entusiasmado» e «impaciente» para começar um projeto que qualificou de «incrível»: «Prometo dedicar a minha vida e bater-me pelo clube na defesa dos seus princípios dentro e fora de campo».

O proprietário do Liverpool, o norte-americano John Henry, destacou: «A filosofia de jogo de Brendan está em perfeita harmonia com a do clube. Foi a primeira escolha em tudo, não hesitou em apostar em projetos que queremos implementar».

A imprensa chegou a avançar o nome do português André Villas-Boas, que na última época foi despedido do Chelsea, como uma das hipóteses para assumir o comando técnico dos “reds”.