Paul Pogba podia ser comprado por 35 milhões de euros na janela de mercado de transferências. Pelo menos é esse o valor atual do médio francês do Manchester United.
De acordo com um estudo realizado pelo Observatório do Futebol (CIES), o valor de transferência dos jogadores cairá perto de 28%, de 32,7 para 23,4 mil milhões de euros (ME), se não se disputarem jogos ou não existirem renovações até ao final de junho. Mas tudo irá depender das datas do fim dos campeonatos e como ficarão as questões contratuais dos atletas.
No caso dos futebolistas, o seu preço varia de acordo com a sua idade, duração do contrato, trajectória profissional e rendimento recente. Ora o francês está longe de mostrar rendimento no emblema inglês e, nos últimos anos, tem sido mais falado pelo que não faz em campo.
Com as novas quebras, o preço de Pogba podia cair para mais de metade, passando a custar 35 milhões de euros, em vez dos 65 que custaria há poucas semanas, antes da paragem dos campeonatos.
Diz o CIES que os jogadores com contratos de curta duração ou aqueles com poucos minutos são os mais prejudicados com esta pandemia de Covid-19.
Entre os clubes, o Marselha, de André Villas-Boas é aquele com maior perda percentual (uma queda de 38%, cerca de 97 ME). A a menor seria do Brest, também de França, com menos 16% do valor antes da pandemia.
Comentários