O futebol inglês não para de surpreender e há jogadores de todos os níveis a contribuir para a História. Desta vez, o herói é do Luton Town, sendo que Luke Berry marcou o nome em letras maiúsculas ao tornar-se no primeiro jogador a marcar nos quatro principais escalões do futebol britânico.

O médio, de 31 anos, começou o percurso goleador pelo Luton em grande estilo, tendo marcado um hat-trick contra o Stevenage, em 2017, na League Two. Foram os primeiros golos de uma marca histórica, que nessa partida acabou com uma goleada por 7-1.

Nesse ano a equipa subiu até à League One e foi preciso esperar até à 29.ª jornada para Berry continuar no percurso até à História. O médio fez um dos golos da goleada (4-0) ao Peterborough.

O Luton Town estava num claro percurso ascendente, seguindo-se o Championship, em 2019/20. Aí teve de esperar mais um bocado para poder festejar, uma vez que só se estreou na lista de marcadores à 42.º jornada, quando foi decisivo no empate com o Barnsley (1-1).

Desde então foi só esperar que a equipa conseguisse o acesso ao maior palco de todos, a Premier League. Embora  a competição já esteja na reta final, Luke Berry fez questão de completar a missão e apareceu no sítio certo para fazer o golo do empate contra o Nottingham Forest (1-1), garantindo um ponto precioso à equipa na luta pela manutenção e concluindo o percurso que havia começado em 2017, pelo Luton Town.

Curiosamente, o facto de ter sido o primeiro jogador a conseguir tal feito torna-o ainda mais especial, uma vez que os golos não são o seu forte. Nas sete épocas em que representa o clube britânico apenas marcou 25 golos, embora tenham sido os suficientes para carimbar o seu nome na História do futebol inglês.