Pep Guardiola foi multado em 20 mil libras, cerca de 22.416 euros, por usar um laço amarelo em protesto contra a prisão de alguns políticos catalães. No entendimento da Federação Inglesa de Futebol, o técnico do Manchester City violou as regras ao "mostrar uma mensagem política" durante jogos de futebol. Guardiola aceita a multa
"O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, foi sancionado em 22 mil libras e advertido pela sua conduta, depois de admitir ante a Federação que carregava uma mensagem política, especialmente um laço amarelo, violando assim as normas de conduta", escreve a FA em comunicado.
Há uma semana, o diretor executivo da FA tinha sido muito crítico para com o técnico catalão.
"Há coisas no futebol que são símbolos que provocam divisões. A termo de exemplo temos a estrela de David, o martelo e a foice ligada ao comunismo, a suástica ligada ao nazismo ou qualquer coisa de apoio a Robert Mugabe (ditador do Zimbabué]. Este tipo de coisa é o que nós não queremos no futebol. O laço amarelo de Guardiola é um símbolo político, um símbolo da independência catalã", disse, na altura, Martin Glenn.
Uma multa que Guardiola aceita, mas não concorda.
"A FA tem uma regras, aplica-as e eu aceito-as. Tenho de o fazer, mas isso não significa que esteja de acordo. Quantas vezes houve decisões que, com o passar do tempo, se comprovou não serem justas? Aceito, mas não estou de acordo. Que o use ou não, visível ou não, o laço amarelo sempre estará aqui", disse Guardiola, na conferência de imprensa de antevisão do jogo do City diante do Basileia.
Pep Guardiola continuará a usar o laço amarelo em jogos da Liga dos Campeões, em sinal de solidariedade para com quatro políticos catalães que estão em prisão preventiva há quatro meses, na sequência do processo independentista da Catalunha. O técnico, natural de Santpedor, reclama a libertação de Jordi Sánchez, Jordi Cuixart, Joaquim Forn e Oriol Junqueras, em prisão preventiva há quatro meses.
Em dezembro, o técnico catalão tinha-se mostrado indiferente face a possibilidade de vir a ser sancionado tanto pela Federação Inglesa como pela UEFA.
"Uso este laço em solidariedade para pessoas que defendiam algo como votar. Para estar preso, é preciso fazer algo grave. Enquanto lá estiverem, terão sempre o meu apoio. Estão há mais de 60 dias na cadeia", disse, na altura.
Se a UEFA, a FIFA ou a Premier Leaguei quiserem multar-me por usar o laço amarelo, que o façam. Mas para eles, especialmente para os Jordis [continuarei a usar o laço]. Eles estão na cadeia. Só pediam para votar, pessoal. Só pediam para votar. Não se esqueçam disso", completou.
Comentários