Nos últimos dias Ruben Amorim tem sido consistentemente apontado como um dos candidatos à sucessão de Jurgen Klopp no comando técnico do Liverpool, por jornais de renome como The Telegraph e The Athletic, mas agora é o Guardian quem avança uma lista de prioridades para os responsáveis dos 'reds'.

Segundo a publicação inglesa, a grande prioridade para o cargo é mesmo garantir o regresso do filho pródigo, Xabi Alonso, que está a arrasar no Leverkusen, tendo implementado um estilo de jogo ofensivo, que tem dado frutos tanto em termos de exibições como de vitórias. A equipa alemã arrisca-se mesmo a acabar com a hegemonia do Bayern Munique e tornar-se campeã da Bundesliga. Ainda assim, a equipa da Baviera também está interessada em Alonso e pode dificultar as negociações.

Caso não seja possível contratar o espanhol, o alvo número dois é italiano. Trata-se de Roberto De Zerbi, que tem feito um trabalho notável no Brighton, nas últimas duas épocas, em que tem associado uma filosofia de jogo de clube grande à valorização de vários jovens talentos. A título de exemplo, só no último ano, o Brighton vendeu Robert Sánchez, Caicedo, MacAllister e Trossard, tudo jogadores que evoluíram significativamente ao serviço do treinador italiano.

Por último, surge Ruben Amorim nesta lista, enquadrado no perfil das primeiras opções. O técnico português rejuvenesceu um Sporting que não era campeão há 19 anos, com orçamento reduzido e recorrendo a vários jogadores das camadas jovens, que entretanto saíram extremamente bem cotados. Embora Amorim reforce várias vezes que o seu pensamento está nos leões, a qualidade evidenciada nas suas equipas e os resultados à vista fazem com que se torne um alvo apetecível para outros voos. A forma como gera consenso entre a comunidade futebolística portuguesa, também devido à facilidade de comunicação, deixam-no no mesmo patamar dos concorrentes ao cargo de próximo treinador do Liverpool.