O bilionário britânico Jim Ratcliffe completou esta terça-feira a compra de 25 por cento do Manchester United por cerca de 1,19 biliões de euros. O empresário afirmou que se tornar co-proprietário do Manchester United é uma "grande honra" e "responsabilidade".

O investimento do empresário de 71 anos, que lhe dará controlo das operações de futebol no clube inglês foi aprovado pela Premier League e pela English Football Association na semana passada.

A 24 de dezembro do ano passado foi anunciado que Ratcliffe concordara em comprar uma participação de 25 por cento no Manchester United dos impopulares proprietários da família Glazer, num acordo no valor de cerca de £1,02 biliões de libras (1,19 biliões de euros).

Após a conclusão desse negócio, o fundador do gigante petroquímico INEOS investiu quase 200 milhões de euros para elevar sua participação total para 27,7 por cento, tendo-se já projetada a injeção de mais de 90 milhões até ao final deste ano, para possibilitar investimentos na infraestrutura de Old Trafford.

"Isto marca a conclusão da transação, mas apenas o início da nossa jornada para levar o Manchester United de volta ao topo do futebol inglês, europeu e mundial, com instalações de classe mundial para os nossos adeptos. O trabalho para alcançar esses objetivos acelerará a partir de hoje", disse Ratcliffe em comunicado.

Por seu lado Joel Glazer, co-presidente executivo dos 'red devils', deu as boas-vindas a Ratcliffe, esperando construir em conjunto o futuro do Manchester United.

"Gostaria de dar as boas-vindas ao Sir Jim como co-proprietário e espero trabalhar em estreita colaboração com ele e a INEOS Sport, por forma a proporcionar um futuro brilhante para o Manchester United."

O acordo é apenas o mais recente de uma série de investimentos desportivos da INEOS de Ratcliffe, que usou o seu poder financeiro para investir em projetos no futebol, ciclismo, Fórmula 1, atletismo e vela.