A Académica anunciou que vai jogar de «luto», esta segunda-feira, em Alvalade, com o Sporting, pela "morte" da verdade desportiva, em jogo que encerra a 28.ª jornada da Liga de futebol.
O vice-presidente da "Briosa" Luís Godinho disse à agência Lusa que o clube já efetuou o pedido à Liga para entrar em campo com o equipamento todo de branco e uma braçadeira preta, em protesto contra o que está a acontecer no futebol português.
«Vamos entrar de luto para que a tutela veja o que se está a passar e apurem as suas responsabilidades», explicou o dirigente, numa alusão à situação da União de Leiria, que, no domingo, entrou em campo com oito jogadores para defrontar o Feirense, concorrente direto dos "estudantes" na luta pela permanência na Liga.
Para Luís Godinho, «é óbvio que se o Leiria tivesse jogado com 11 jogadores, em vez de oito, e tivesse atletas no banco, o resultado com o Feirense poderia ter sido diferente».
«Se a equipa com oito futebolistas conseguiu estar 45 minutos sem sofrer golos, era admissível que com 11 pudesse empatar ou ganhar», enfatizou.
Segundo o responsável pelo futebol profissional dos "estudantes", «quem de direito» não pode assobiar para o ar, quando está em causa a verdade desportiva.
«Quem tutela o futebol tem de perceber que é grosseiro o que se está a passar. Não se pode permitir que isto aconteça», sublinhou.
O vice-presidente da Académica exige medidas à tutela, embora saliente que o clube «não quer influenciar nada» e que reserva a sua posição sobre os últimos acontecimentos para os órgãos próprios.
«Esta situação assim não pode ficar, porque está em causa a adulteração da verdade desportiva», frisou Luís Godinho, salientando que quem cumpre os requisitos, como a Académica, não pode ficar prejudicado com a situação.
Para o responsável, os órgãos que supervisionam o futebol devem agir e não fingir «que nada se passa, só porque esta questão não afeta a decisão do título e nenhum dos três clubes grandes».
«Para nós é mais importante a manutenção, do que se calhar o título para o Benfica», frisou Luís Godinho.
Depois de ter fechado a primeira volta no sétimo lugar, a Académica somou apenas cinco pontos na segunda metade do campeonato e, a três jornadas do final, está um ponto abaixo da zona de despromoção, mas com menos um jogo do que o Feirense.
A "Briosa" defronta o Sporting às 20h45 de hoje, em Alvalade, no jogo que encerra a 28.ª jornada da Liga de futebol.
Comentários