Os Relatórios e Contas da FC Porto - Futebol, SAD foram hoje aprovados sem votos contra, em assembleia de acionistas que decorreu no Estádio do Dragão, no Porto.

Com 62 por cento do capital social representados, foi ainda aprovado um voto de louvor à administração e fiscalização da sociedade, bem como o orçamento para a época 2011/12.

Finalmente, foi ainda aprovado sem votos contra a declaração sobre a política de remunerações dos órgãos de administração e fiscalização da sociedade.

O Relatório e Contas aprovado por unanimidade a 27 de outubro em assembleia-geral, relativo ao exercício entre 01 de julho de 2010 e 30 de junho de 2011, apresentou um «resultado líquido negativo de 330.266 euros», tendo-se verificado «uma melhoria de quase 1,6 milhões de euros em relação ao exercício anterior».

Os “dragões” registaram ainda «resultados operacionais de 135.894 euros (sobretudo graças à diminuição dos gastos) e a diminuição do passivo, de 40,7 para 39,5 milhões de euros».

O capital próprio do clube é da «ordem dos 74,6 milhões de euros».

O FC Porto garantiu um resultado positivo pelo quinto ano consecutivo, para o qual terá contribuído a transferência do treinador André Villas-Boas para o Chelsea.

Por comparação com os resultados consolidados (SAD e empresas participadas) de 2009/10, a sociedade presidida por Pinto da Costa viu subir os lucros de 83 para 534 mil euros, contas em que não entram ainda a “venda” de Radamel Falcao e Ruben Micael ao Atlético de Madrid por cerca de 45 milhões de euros.