
Pinto da Costa foi hoje lembrado pelos adeptos portistas ao exibirem, no Estádio Algarve, cachecóis com o seu nome, tarjas e enormes imagens alusivas ao ex-presidente portista, que morreu no sábado aos 87 anos.
No início da partida que opõe o Farense ao FC Porto, em Faro, da 22.ª jornada da I Liga de futebol, cumpriu-se um minuto de silêncio, respeitado por todos, em memória do ex-dirigente, com os jogadores portistas a usarem fumos negros.
O Farense também homenageou Pinto da Costa, com a oferta de uma coroa de flores, entregue pelo capitão Marco Matias ao seu homólogo do FC Porto, Diogo Costa.
No exterior do estádio e nas horas que antecederam a partida, os adeptos, sem grandes manifestações, iam lembrando o legado do ex-presidente, com a ostentação 'tarjas' com os títulos alcançads, imagens e cachecóis com o seu nome.
O presidente ‘azul e branco’, André Villas-Boas, que no sábado tinha deixado o estágio da equipa e regressou ao Porto, voltou ao Algarve para assistir ao encontro entre Farense e FC Porto.
Jorge Nuno Pinto da Costa, que se estabeleceu como o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu no sábado vítima de cancro.
As cerimónias fúnebres iniciaram-se hoje às 18:00, na Igreja das Antas, no Porto, estando o funeral agendado para segunda-feira, às 11:00.
“As homenagens ao presidente dos presidentes irão prolongar-se durante toda a semana nos estádios e pavilhões onde o FC Porto esteja representado”, informaram os ‘dragões’.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.
Comentários