Após ter emprestado Francisco Conceição ao FC Porto no início da época, o Ajax tentou recuperar o extremo portista no recente mercado de inverno, algo que o clube azul e branco terá recusado.

De acordo com o diário desportivo 'A Bola', o clube neerlandês esteve atento à evolução do jogador nos azuis e brancos, e, perante o seu visível desenvolvimento, tentou que Conceição regressasse a Amsterdão. Contudo, e segundo a mesma fonte, a SAD do FC Porto nem quis iniciar qualquer tipo de conversa nesse âmbito, perante o papel cada vez mais preponderante do jovem jogador na equipa portista.

A juntar a essa posição está ainda o facto do FC Porto adquirir obrigatoriamente os direitos económicos do jogador, isto de acordo com o contrato de empréstimo celebrado, após Francisco Conceição ter disputado pelo menos 45 minutos em 25 jogos oficiais; uma marca que o '10' dos azuis e brancos está a seis jogos de cumprir, e que levará o clube a desembolsar, a pronto,  dez milhões de euros pela sua compra.

O extremo dos dragões atravessa nesta altura um dos melhores momentos de forma da sua carreira, com seis golos e cinco assistências em 33 jogos, e que culminou com a recente chamada à seleção nacional 'AA'.